PREFEITURA DE MAGÉ REALIZA CAMINHADA EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O evento teve como objetivo reforçar a dignidade e os direitos das pessoas em sofrimento mental

Foto: Rômulo Barbosa

A Prefeitura de Magé realizou uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Luta Antimanicomial no dia 18 de maio. Essa data simboliza a luta pelos direitos e pela dignidade das pessoas em sofrimento mental em todo o país.

Com o título “Em liberdade e com amor: É nessa cidade que eu estou!”, o evento ocorreu na última quinta-feira (18), e teve como objetivo demonstrar que essas pessoas podem, e devem, viver em sociedade.

Este evento faz parte de uma ação pública e política que desde a década de 70 simboliza a transformação do modelo de atenção psiquiátrica no Brasil. Para substituir os hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde estabeleceu a criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS.

A celebração contou com uma atmosfera animada e descontraída, na qual os pacientes puderam dançar, sorrir e serem eles mesmos. A caminhada teve início ao som da música “Liberdade pra dentro da cabeça” da banda Natiruts. Entre as emoções do evento, a paciente Rosângela Bandeira expressou alegria e emoção, “eu estou tão emocionada, eu quero chorar de alegria”.

Nielson Athayde, coordenador da Saúde Mental e psicólogo, e Lilian Monsores, também coordenadora e enfermeira, falaram sobre a importância desse evento.

“Organizamos essa festividade para marcar a presença desse indivíduo na sociedade, com o objetivo de acabar com a ideia de isolamento”, afirmou Nielson.

Lilian complementou: “Hoje eles estão se sentindo livres, representados, ouvidos. O documentário ‘Holocausto Brasileiro’, que retrata o hospital de Barbacena, mostra a realidade cruel da discriminação contra essas pessoas unicamente por serem diferentes. É esse tipo de comportamento que não queremos mais presenciar, por isso a luta antimanicomial é tão importante”.

A música “É preciso saber viver” de Roberto Carlos ecoou no coro da caminhada, que chamou a atenção de todos por onde passava. O evento culminou na Praça da Prefeitura, onde o encerramento não poderia ser mais apropriado do que com a música “Maluco Beleza” de Raul Seixas.