PREFEITURA DE MAGÉ REALIZA ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NAS ESCOLAS

Alunos das escolas participam de questões relevantes para a cidade de Magé

Em 2022, a população de Magé vestiu a camisa e ajudou a Prefeitura definir o que seria feito nos distritos e na cidade neste ano. Com mais de 100 mil votos, o maior pedido da população foi asfalto e saneamento básico nos distritos e cursos profissionalizantes no município. Agora em 2023 a terceira edição do orçamento participativo vem acontecendo nas escolas ao longo de todo o mês de maio, como ação educativa para os cidadãos do amanhã.

As escolas municipais Evanir da Silva Gago, Doutor Francisco Rondinelli, Paulo Freire, Olga Repani, Vereador Geraldo Ângelo Pereira, Profª Geralda Alves da Silva, Padre Gilmar, Marcílio Dias, Covanca, Geralda Izaura Ferreira Telles já receberam o projeto, nesta semana a ação aconteceu na Escola Municipal Mário Pinheiro, com alunos do 5º ao 9º ano.

Na unidade de ensino do bairro de Santa Dalila, no 4º distrito, os alunos participaram das dinâmicas. Em uma delas foram distribuídas notas em papel que foram o orçamento da turma, em seguida aconteceu uma votação sobre tudo que a escola está precisando com o intuito de ensinar os alunos como funciona uma votação para o bem da maioria, entender como funciona a organização e divisão da verba pública com a ajuda da população, além de que a partir da troca de ideias e opiniões com os colegas puderam aprender a respeitar os pensamentos dos outros amigos.

O secretário de Planejamento e Orçamento, André Fernandes, falou um pouco sobre a iniciativa. “Nós tivemos uma participação muito grande dos alunos, foi realmente uma ação bem maravilhosa. Falamos também sobre a importância de participarem da votação do orçamento da nossa cidade, que mesmo sendo curto é importante que eles participem para que saibam o que é prioridade para cada um, mas sempre respeitando a opinião de cada um.”