PREFEITURA INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Mosquito transmite quatro tipos de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Magé está na região endêmica

Cerca de 180 agentes de combate às endemias estão fazendo visitas diariamente nos domicílios para frear o avanço do mosquito Aedes aegypti. O programa 10 Minutos Salvam Vidas, além de matar as larvas, orienta os moradores dos riscos e educa a população quanto aos cuidados a serem tomados para evitar a propagação do mosquito que é transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

“O Aedes aegypti é um mosquito oportunista. Qualquer foco de água parada, seja ele uma tampinha de garrafa ou um tonel, é um foco de larva. É necessário tirar 10 minutos, uma vez por semana, para fazer esta vistoria dentro de casa”, orientou o coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marcos Vanini.

No terceiro sábado de cada mês, as equipes da Prefeitura estarão visitando imóveis que durante a semana estavam fechados. A orientação é que: em caso de febre alta, dores na cabeça e corpo, procure a unidade de saúde mais próxima. Para denunciar pontos de foco nas ruas, entre em contato com a Susy, a atendente virtual da saúde através do número  (21)96461‑1111‬

“É importante que a população abra a porta para os agentes. Às vezes uma casa fechada pode comprometer significativamente o trabalho como um todo”, conclui Marcos.