PREFEITURA PROMOVE DIA DO PROTETOR DE ANIMAIS COM EVENTO NA PRAÇA 7 DE SETEMBRO EM PIABETÁ

A celebração oficial do Dia do Protetor de Animais foi marcada por ações e conscientização no sábado (07), na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. O evento, realizado pela Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais (SMASDA), destacou os esforços de diversas frentes na promoção do bem-estar animal.

Vale recordar que a data correta da comemoração é no dia 4 de outubro, inscrita no calendário oficial da cidade, por meio de uma lei criada por Arthur Cozzolino, quando ocupava o cargo de vereador.  O ponto alto do evento foi o desfile de 60 cães com seus tutores e a premiação para os três primeiros colocados escolhidos pelo júri, além da distribuição de presentes e brindes feitos por um sorteio.

Concomitantemente, aconteceu a 9ª feira de adoção de Magé, que possibilitou a 22 animais, entre cães e gatos, a chance de um novo lar. Durante todas as edições, já são mais de 1.000 animais adotados e vivendo sob os cuidados de novos tutores. Além disso, o lançamento do Programa de Banco de Ração Mageense, em colaboração com empresários locais, é uma inovação na garantia de alimento para os pets necessitados do município.

“A adoção responsável e os cuidados preventivos, como vacinação e castração, já são uma realidade para os donos de pets em nossa cidade. Esse evento não só celebra, mas também concretiza um papel educativo e transformador junto à nossa população, que a cada dia mais se sensibiliza e participa da causa animal, que antes não fazia parte dos esforços do poder público”, pontua a vice-prefeita da cidade, Jamille Cozzolino, que participou do evento como jurada do desfile de pets e ajudou a sortear os presentes para os participantes. Também esteve presente ao evento o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.

Diversos serviços foram oferecidos durante esse evento; desde cadastro para castração até auxílio veterinário, embelezamento pet e vacinação antirrábica, contribuindo para uma ampla gama de cuidados destinados aos animais.

“Estamos trilhando caminhos para que a causa animal seja não apenas visível, mas apoiada de forma constante em nossa cidade”, comenta Arthur Cozzolino. “A construção de parcerias e a solidificação de programas são o compromisso público da atual gestão do prefeito Renato Cozzolino com a dignidade dos animais”, atestou o secretário.

SMASDA, com parcerias, já promoveu diversos avanços

A SMASDA, aliada ao Programa RJPET, contabiliza hoje mais de 5 mil castrações realizadas. Com a união de esforços com a Secretaria de Saúde, também já disponibilizou 2.160 comprimidos para o tratamento de esporotricose nos últimos seis meses.

Ações paralelas, como o Tampinha Animal e o Programa Melhor Amigo, também foram oferecidas durante o evento, assim como o Auxílio Protetor Mageense e o programa Comerciante Amigo dos Animais, que incentiva estabelecimentos locais a fornecerem água e ração em seus acessos.

“Tenho a certeza que, cada vez mais, a causa animal vai se tornar uma realidade em Magé. Estamos trabalhando todos os dias com afinco para que essa bandeira sempre seja defendida dentro das causas públicas do município”, completou Arthur Cozzolino.