PREFEITURA REALIZA 1° SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Em parceria com a Secretaria de Cultura, o evento incluiu palestras e rodas de conversa

Foto: Rômulo Barbosa

Comemora-se em 21 de maio o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Com base nisso a Secretaria de Cultura organizou uma semana de atividades destinadas a promover a diversidade cultural no município.

A abertura do evento ocorreu no dia 15, na FAETEC-Magé, e contou com palestras de conscientização, intervenções artísticas, apresentações de histórias e rodas de conversa. O secretário de Cultura, Bruno Lourenço, enfatizou a diversidade musical, teatral e artística do evento.

“Percebemos que uma cidade com tanta diversidade cultural merecia comemorar esta data de forma única, oferecendo à sociedade a oportunidade de dialogar sobre a riqueza de nossa diversidade e a necessidade de sua preservação”.

Considerando que a temática do evento envolvia arte, Letícia Soares, representante da música, afirmou. “A música é um dos braços mais acessíveis, permeia a vida e serve como porta de entrada para as pessoas entenderem a influência da arte”.

Carmem Luzia, filosofa mageense, convidada para a palestra do dia, trouxe com propriedade a real importância da arte nesse processo como mulher trans. “Ter esse espaço de fala aqui me deixa muito feliz e me conecta com a minha terra. Por meio da minha arte posso orgulhar todas aquelas que vieram antes de mim e inspirar as que ainda virão para fazer mais e mais cultura”.

Na manhã do segundo dia (16), a pesquisadora e educadora ambiental Andressa Dutra falou sobre as Comunidades Tradicionais e a Formação Territorial Mageense, enquanto o professor Nielson Bezerra discutiu o Protagonismo dos Povos Indígenas. Representantes da pesca em Magé, Rafael Santos e Lucimar Machado, também se fizeram presentes.
Durante a tarde as programações continuaram. Trazendo assuntos como: Gênero e Diversidade, territorialidade e diversidade cultural e racismo estrutural e religioso, com os palestrantes Wallace Lino, Daniel Athias de Almeida e Maria Cecília.