PREFEITURA REALIZA AÇÃO PARA PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Magé também está na luta contra a Hipertensão Arterial Sistêmica. E para intensificar as ações em prol da saúde, a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Saúde, promoverá no dia 26 de abril, das 9h às 17h, um evento de prevenção e combate, no Centro de Especialidades de Magé.

O Ministério da Saúde chama a atenção para o problema que, em 2019, foi responsável por 110,5 óbitos a cada 100 mil habitantes no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2021 foram realizados cerca de 6,1 milhões de atendimentos para hipertensão a mais que em 2020.

“Todo mundo tá convidado a tirar um tempinho do seu dia para passar na ação que contará com a presença dos programas PAISMCA, SISVAN, NASF, Tabagismo, Anemia Falciforme, IST, Fisioterapia e Saúde Mental. Além de orientações à população, solicitação de exames, encaminhamentos, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e realização de teste rápido para IST’s. Tudo gratuito para você cuidar da sua saúde”, incentivou a secretária de Saúde, Larissa Storte.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da doença. Em Magé, o Programa Hiperdia realiza o acompanhamento através de toda a rede de Atenção Básica, através das Unidades de Saúde da Família.

Foto: Rômulo Barbosa