PRIMEIRO CASAL MAGEENSE ACOLHE JOVEM PELO SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA

A família se inscreveu no programa e participou da capacitação

Na última quinta-feira (2), o primeiro casal mageense conquistou o acolhimento da jovem de 17 anos, através do Serviço Família Acolhedora. A família se inscreveu no programa e participou da capacitação juntamente com outros cinco familiares, que agora estão aptos para o acolhimento temporário.

O Serviço Família Acolhedora permite que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade recebam acolhimento familiar em um ambiente de proteção e afeto.

Na primeira fase do Serviço é realizado o cadastro, logo em seguida, as famílias escolhem o perfil da criança e por fim, a equipe analisa cada uma delas visando se será viável ou não o acolhimento.

A coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Ana Paula Almeida explicou sobre o processo após o acolhimento.

“O acompanhamento da família será feito pela equipe técnica semanalmente, para observar a adaptação tanto da família quanto da adolescente. A adolescente ficará o tempo que a juíza determinar, à princípio a jovem está em período de adaptação. Ressaltando que, o serviço não é adoção. Assim como, o acolhimento tem todo um acompanhamento do Juizado e da Promotoria, sendo expedida uma guarda temporária para família acolhedora”, informou.

Para a advogada A.M, que acolheu a jovem juntamente com o seu esposo H.P, a felicidade é imensa por recebe-la em sua família.

“Acolher é um ato de coragem e amor, em todos os sentidos da vida. Acolhimento no serviço familiar de proteção é a chance de poder transformar vidas, sendo do acolhido, da família de origem e da sua própria família. É transpor receios, é ensinar e aprender. Não romantizamos a rotina, sabemos o quão árdua é missão, mas teremos o apoio de uma equipe técnica comprometida em caminhar em conjunto. Estamos seguros e confiantes!”, afirmou.