PROGRAMA DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS GANHA ESPAÇO NA REDE MUNICIPAL DE MAGÉ

Projeto visa a proteção do cidadão com foco em um futuro melhor dos munícipes

Foto: Rômulo Barbosa

Nesta terça-feira (09) a Escola Municipal Evanir da Silva Gago, localizada no segundo distrito, abriu as portas ao projeto Defesa Civil nas Escolas. A ocasião contou com a presença da secretária de Educação, Sandra Ramaldo, a subsecretária de Educação, Rita Rodrigues, a Diretora de Departamento de Ensino Maria Rita Luzório, além de toda a equipe da Defesa Civil.

“O objetivo desse programa é instruir alunos da Rede Municipal para inserir mudança comportamental voltados para a proteção e defesa civil, desenvolvendo neles conhecimentos que serão multiplicados em sua família e comunidade e tendo como intuito a prevenção”, sintetizou Andréia Almeida Mendes, diretora da escola.

Naquela manhã as turmas do 8º e 9º ano puderam aprender sobre a relevância do cuidado para com a cidade, essa ação está baseada na Lei federal 12.608 que traz diretrizes, além dos Núcleos de Defesa Civil que atuam nas nos bairros onde tem Associação de Moradores ou em condomínios e redondezas quando não existe a Associação.

“Trabalhamos prevenindo o futuro, trazendo informações para termos uma cidade melhor como: não jogar lixo nas ruas, cuidar das nossas matas, não derrubar árvores… a intenção é que eles sejam agentes multiplicadores, que levem isso para as suas casas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, José Amaral.

Os alunos trabalharam também em sala de aula os assuntos relacionados às trombas d´água, enchentes, desabamentos e explosões. Além disso a secretária de educação, Sandra Ramaldo, lembrou que toda essa atuação visa algo ainda maior como o despertar para possíveis profissionais na área como geólogos, engenheiros ambientais nos quais estarão formando o futuro do país.

Aluno do 8° ano, Matheus de Araújo, lembrou do episódio da panela de pressão que explodiu em março deste ano e destacou os possíveis problemas que poderiam surgir a partir disso. “Com esse Programa a segurança é mantida, além de prevenir problemas maiores futuramente”, explicou Matheus.