PROJETO PORTINARI: ARTE E MEIO AMBIENTE CHEGAM A MAGÉ

Escola Municipal Ophélia Ribeiro Martins acolhe visita do professor João Cândido Portinari

Foto: Rômulo Barbosa

Poemas, pinturas, cores, desenhos e muita arte adornaram as paredes e o teto da Escola Municipal Profª Ophélia Ribeiro Martins, em Suruí. Na tarde de segunda-feira (22), os alunos receberam a visita do professor João Cândido Portinari, filho do renomado e saudoso pintor Candido Portinari. A visita foi parte do Projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente”. A exposição contou com 23 réplicas impressas em alta resolução, reproduzindo os originais com alta fidelidade e molduras no padrão utilizado pelo autor.

Passeando pelos corredores, encontramos esculturas que representavam quadros como: Casamento na Roça, O Lavrador de Café, Baile na Roça e Menino de Brodowski.

O dia foi repleto de surpresas. A banda da escola realizou uma bela apresentação musical, seguida de uma encenação cheia de humildade e regionalidade na quadra. A canção escolhida para a encenação foi “A Vida do Viajante” de Luiz Gonzaga, representada por um aluno com um fardo de roupas e um chapéu de palha, simbolizando os migrantes. Mas as surpresas não pararam por aí; os alunos encantaram a todos com um desfile de modas em que as roupas foram confeccionadas a partir de materiais reciclados, como sacos de lixo, livros antigos e jornais, levando todos ao êxtase.

A secretária de Educação, Sandra Ramaldo, a subsecretária Rita Rodrigues, o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcus Pencai, e o secretário de Meio Ambiente, Sílvio Furtado, também estiveram presentes ao evento.

“É uma oportunidade maravilhosa de experimentar de perto a arte de um artista tão renomado. Estamos muito felizes porque reconhecemos a importância da arte na vida dos nossos alunos e com certeza continuaremos com essa parceria com o Projeto Portinari para melhor atender nossos alunos”, afirmou a secretária de Educação.

Na ocasião, o professor João Candido dirigiu-se diretamente aos alunos: “Eu mal consigo expressar a honra e a felicidade de estar aqui. Gostaria de citar uma reflexão do meu pai; uma pintura que não toca o coração, não é arte, pois apenas o coração pode entendê-la. Só o coração pode nos tornar melhores, e essa é a grande função da arte”, apontou.

João também enfatizou a importância desse acesso à cultura para diversas camadas sociais.

“Além da dificuldade de acesso aos museus, 95% das obras de Portinari continuam em mãos privadas, tornando-se inacessíveis ao público. Portanto, essas réplicas, quase clones, permitem, por meio da tecnologia, que essas obras cheguem até as crianças, transmitindo a arte ética e humanística que Portinari trazia”, esclareceu o professor.

A exposição ficará aberta para os alunos do 4º e 5º distritos até o dia 2 de junho.