RETOMADA DAS OBRAS DO DUTO GASLUB-REDUC PROMETE FOMENTAR EMPREGOS E AQUECER A ECONOMIA DE MAGÉ E REGIÃO

Obras previstas daqui a um ano irão gerar mais de 12 mil empregos diretos

A cidade de Magé, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu uma notícia animadora no início desta semana. O prefeito Renato Cozzolino e o secretário de Meio Ambiente, Silvio Furtado, estiveram reunidos com um grupo de engenheiros da GasLub (antigo Comperj), empresa ligada à Petrobras, e foram informados sobre a retomada das obras do duto que ligará o GasLub à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). A obra estava paralisada desde 2019 e possui extensão de aproximadamente 18 km, cortando as cidades de Itaboraí, Magé e Caxias.

A maior parte das obras serão realizadas em Magé, onde estão previstos quase 11 km de canteiros. A expectativa é que sejam gerados mais de 12 mil empregos diretos e inúmeras vagas indiretas, além de beneficiar setores da economia como serviços, comércio, hotelaria, entre outros.

A licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras deve ocorrer até o final de 2023, conforme informado pelos profissionais da Petrobras. As obras tem previsão de serem iniciadas daqui a um ano.

O prefeito Renato Cozzolino destacou a importância dessa retomada para a cidade. “Essa obra é de suma importância para o desenvolvimento de nossa cidade e região. Estamos ansiosos pela geração de empregos e pelo aquecimento da economia local. Acreditamos que esse projeto irá transformar a vida de muitos mageenses”, afirmou.

A Prefeitura de Magé também solicitou que a mão de obra seja composta prioritariamente por moradores da cidade, fomentando o SINE local.

Silvio Furtado, secretário de Meio Ambiente, enfatizou a importância dessa demanda. “Queremos que os mageenses sejam os principais beneficiados com a retomada das obras. Por isso, solicitamos que a contratação de mão de obra local seja priorizada pela futura empresa, permitindo que a nossa população possa ser impactada com o desenvolvimento do município”.

O vereador Pará também esteve presente à reunião e também destacou que “a obra também vai permitir a melhora de toda economia de Magé com essa retomada. Estamos muito satisfeitos com essa notícia”.