SECRETARIA DE FAZENDA DE MAGÉ ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO E ENTREGA DO DECLAN

No dia 9 de novembro, empresários e contabilistas se reunirão com representantes do município na sede da Faetec de Magé para discutir o tema

No próximo dia 9, na Faetec em Magé, ocorrerá uma reunião entre representantes da Secretaria de Fazenda de Magé e empresários e contabilistas. O encontro tem como foco discutir a relevância da declaração e entrega do DECLAN. A apresentação deste documento é fundamental para o Índice de Participação dos Municípios na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“É essencial que os empresários e contabilistas compreendam a importância desta ação para Magé. A entrega adequada do DECLAN não apenas cumpre uma obrigação fiscal, mas é muito significativa para os investimentos no município. A Secretaria de Fazenda estima uma perda de aproximadamente R$ 6 milhões por ano devido à falta dessa declaração. Esses recursos poderiam ser revertidos em melhorias para a cidade”, afirma o secretário Alexandre da Silva Pinto.

O DECLAN tem como objetivo apurar o valor adicionado nas operações de circulação de mercadorias e nas prestações de serviços submetidos à incidência do ICMS no estado, sendo essencial no cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) na arrecadação desse imposto. Os contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes de ICMS (CAD-ICMS) são obrigados a apresentar a declaração.

A Secretaria de Fazenda de Magé destaca que dispõe de um e-mail – fazenda@mage.rj.gov.br – para o atendimento e esclarecimento de dúvidas, além de orientar empresários e contadores sobre a entrega do DECLAN, ressaltando sua importância para o município.