MAGÉ APRESENTA PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA GUIA DE PACOBAÍBA NA EXPO BAIXADA

Evento comemorou os 169 anos da ferrovia e o Dia da Baixada

Foto: Gilson Costa Jr.

No dia em que a primeira ferrovia do Brasil, localizada em Magé, completa 169 anos, a Prefeitura apresentou o projeto de revitalização e restauração do Complexo Ferroviário de Guia de Pacobaíba durante a edição especial da Expo Baixada, que celebrou a importante data neste domingo (30).

“É muito importante nós da Baixada estarmos juntos em um evento e dar essa notícia de que aqui, em Guia de Pacobaíba, teremos uma obra do Estado em parceria com a Prefeitura para revitalizar essa área tão importante para história do nosso país. É uma alegria muito grande”, disse a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

O complexo ferroviário se tornará o Parque Municipal de Guia de Pacobaíba com arborização, skatepark, área de lazer para crianças, percurso de caminhada e ciclovia, além da recuperação dos edifícios históricos da Casa do Agente e da Estação. O projeto foi realizado pela parceria entre a Prefeitura e o Iphan, e será licitado e custeado pelo Governo do Estado.

Projeto do Parque Municipal Guia de Pacobaíba

“É um marco histórico para Magé, porque o aniversário da nossa ferrovia se tornou o Dia da Baixada. Apresentamos para a população o projeto feito pelo município, aprovado pelo Iphan e que será licitado pelo Estado para revitalizar toda essa área trazendo a preservação desse espaço histórico e o desenvolvimento da região”, explicou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Magé, Bruno Lourenço.

A Expo Baixada Magé comemorou, além do aniversário da primeira ferrovia do país, o Dia da Baixada. O evento reuniu exposições, música, artesanato e gastronomia para promover a cultura e a economia dos municípios da região. Participaram Magé, Duque de Caxias, Seropédica, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis.

“Nós queremos mostrar o potencial de todas as cidades que compõem a Baixada Verde e mostrar os projetos que estão em desenvolvimento. Temos um potencial natural riquíssimo e é isso que queremos apresentar aos moradores para que tenhamos cada vez mais orgulho da nossa região”, salientou Ana Cristina Venâncio, presidente da Região Turística Baixada Verde.