AGRICULTURA RECOLHE CERCA DE 1 MIL EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS  

Trabalho é resultado da campanha realizada junto aos produtores rurais de Magé

A Secretaria de Agricultura Sustentável de Magé recolheu cerca de 1 mil embalagens vazias de agrotóxicos como resultado da campanha realizada junto aos produtores rurais do município. Bigbags (sacos de ráfia destinados a grandes volumes de carga) foram colocados em quatro pontos do Distrito Agrícola, durante o mês de setembro, para entrega das embalagens. A iniciativa foi realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater) e a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Região Serrana Fluminense (Arasef).

De acordo com o diretor de Agricultura, Luis Gustavo Ramos, a medida visa principalmente a preocupação com a preservação do meio ambiente.

“Esta campanha tem vários aspectos importantes, principalmente o ambiental. Primeiro porque estas embalagens poderiam ter um descarte irregular em rios e córregos, contaminando a água, os animais e até as pessoas. Outro fator positivo foi o de facilitar o agricultor que não precisou ir até a loja onde comprou para devolver a embalagem vazia, o que é exigido por lei. Além de evitar chuva ácida por conta da queima das embalagens. Temos ainda a prevenção do dano social, ou seja, o uso indevido como reciclagem para confeccionar nova embalagem de alimento ou de utensílio doméstico com resíduo químico da embalagem original de agrotóxico”, explicou o diretor.

As embalagens vazias de agrotóxicos que foram entregues lavadas adequadamente serão levadas pela Arasef para serem transformadas em novas embalagens de produtos químicos. As demais entregues com resíduos serão entregues à empresa especializada para incineração em local adequado e respeitando todos os cuidados ambientais.

Fotos – Phelipe Santos

 

 

 

Notícia anteriorMAGÉ INICIA VACINAÇÃO ADICIONAL PARA PESSOAS COM COMORBIDADES
Próxima notíciaCOORDENADORIA DE SAÚDE MENTAL PROMOVE CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SETEMBRO AMARELO