CASTRAMÓVEL COMEÇA A FUNCIONAR EM BREVE, GARANTE PREFEITO RENATO COZZOLINO

O chefe do Executivo municipal visitou a Feira de Adoção Responsável, no calçadão de Piabetá

Pouco antes das 9h, a doméstica Maria de Lurdes Trajano, 51, e a sobrinha Mariana Souza, 23, já estavam no calçadão de Piabetá com duas caixas de transporte e cinco cachorrinhas de aproximadamente dois meses que foram abandonadas na rua em Mauá. Cerca de cinco horas depois, todas tinham sido adotadas e levadas para novos lares. A satisfação estampada no rosto de dona Lurdes contagiou os participantes da primeira Feira de Adoção Responsável realizada em 2022, onde tudo isso aconteceu. A edição, neste sábado (15/01), contou ainda com a visita do prefeito de Magé, Renato Cozzolino, que anunciou que o castramóvel, um serviço gratuito e itinerante para a castração de animais, está licitado, foi adquirido e se encontra prestes a começar a rodar pelas ruas da cidade.

Renato aproveitou para falar sobre o momento de preocupação com as políticas públicas voltadas para a defesa dos animais em Magé. “Campanhas de adoção são muito importantes e precisamos investir nelas. Já temos também aprovada a criação de uma coordenadoria para tratar dos animais. Mas, a novidade que quero anunciar é o castramóvel, que está comprado e vai percorrer os distritos em breve”, informou. A notícia foi saudada pelo idealizador da feira de adoção, o vereador Arthur Cozzolino: “Tenho certeza que, com essas iniciativas, vamos mudar a realidade de todos esses seres indefesos do nosso município”. Na primeira atividade montada em Piabetá em 2022, 78 animais foram trazidos por moradores e 54, adotados.

Uma das pessoas que deixou a feira contente com a adoção foi a estudante Hanatyele Almeida, 16. Ela estava encantada com o filhotinho de cerca de um mês que acabou levando para casa. “A gente não tem condições de pagar por um cachorrinho. Por isso, a feira foi importante. Viemos a Piabetá fazer compras e, passando por aqui, soubemos que poderíamos levar o animal sem gastar um tostão”, comentou a diarista Elaine Ferreira, 41, que acompanhava Hanatyele. Ao adotar um animal, o responsável precisou assinar um termo de responsabilidade, garantindo que o bicho será bem tratado. No documento, os idealizadores também disponibilizaram o contato do veterinário Odilon Novaes, que, caso haja interesse do público, fará a castração gratuita em sua clínica na cidade.

(Fotos: Lucas Santos)