EDUCAÇÃO PATRIMONIAL LEVOU MAIS DE 500 ALUNOS MAGEENSES “NOS TRILHOS DA MEMÓRIA”

Nesta semana, a Prefeitura de Magé realizou o evento de encerramento de mais um ciclo do projeto “Educação Patrimonial – O Patrimônio é de Todos”, com a edição “Nos Trilhos da Memória” que leva alunos de escolas mageenses a uma experiência imersiva na Estação Guia de Pacobaíba, um dos principais pontos turísticos da cidade. A atividade é oferecida pela Secretaria de Educação, através do Departamento de Cultura, desde 2021.

“Nessa temporada de 2022, buscamos compartilhar as diferentes perspectivas históricas e valorizar o patrimônio e a diversidade cultural do nosso município alcançando mais de 500 alunos das escolas municipais, especialmente das turmas do segundo segmento”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo.

A ação contou também com integrantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em um momento sobre a educação ambiental e a importância do manguezal para a região de Mauá. Entre as escolas parceiras convidadas, as crianças do projeto “Som que Transforma” do maestro mageense Márcio Lopes também marcaram presença, além de responsáveis de alunos e funcionários das escolas participantes.

“Em 2023 pretendemos retornar com a edição Nos Trilhos da Memória em sua terceira temporada, acrescentando alguns novos personagens às narrativas que serão trabalhadas com os beneficiários do percurso. Além disso, a nossa intenção é ampliar o público-alvo contemplando também escolas das redes privadas e estaduais situadas no município”, contou Victor Hugo Machado, diretor do Departamento de Cultura.