MAGÉ 457 ANOS: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SERÁ INAUGURADA NO DIA 12

ETA está sendo construída para beneficiar cerca de 65 mil pessoas no primeiro distrito

As comemorações pelos 457 anos de Magé também trarão água tratada para a torneira de cerca de 65 mil moradores do primeiro distrito. No próximo domingo (12/06), às 11h, dentro do calendário de eventos da festa, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Magé, na Vila Esperança, será inaugurada. A ETA terá capacidade para realizar o tratamento de 330 litros por segundo, além de ser capaz de armazenar 5 milhões de litros de água. O prefeito Renato Cozzolino acredita que a inauguração marcará uma nova era. “Magé tem água em abundância e boa parte dessa água escorria pelos ralos. Esperamos acabar com esse problema crônico e oferecer a todos um produto que é essencial para a vida”, comentou.

 

Responsável pelo funcionamento da estação, a empresa Águas do Rio informou que, com a inauguração da ETA e com investimentos em extensão de redes, Magé, Santo Aleixo, Suruí e Guia de Pacobaíba terão o abastecimento regularizado. “Desde que iniciamos as operações, realizamos estudos para melhorar o fornecimento de água no município, que tem problemas históricos. Assumimos o serviço para concluir a ETA, que vai mudar a realidade da cidade”, disse o coordenador de Operações da empresa no município, Felipe Vasquez. Ele acrescentou que, dessa forma, cerca de 114 mil pessoas serão afetadas pela melhoria no fornecimento de água.

 

De acordo com a Águas do Rio, o sistema de abastecimento de água em Magé é composto também por três unidades de Tratamento. A água que abastece Piabetá e adjacências vem da captação da Cachoeira do Véu da Noiva, no bairro Cachoeira Grande. Em Santo Aleixo e parte do Centro, o abastecimento é feito pelos mananciais Riachão da Lagoinha e Rio do Pico. A outra parte do Centro de Magé é abastecida pela Cachoeira do Paraíso, localizada na divisa com Guapimirim, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. A empresa comunicou que pretende investir, em toda a Baixada Fluminense, R$ 3,2 milhões e criar 15 mil empregos indiretos.