MAGÉ PARA ELAS EMPODERA MULHERES NO SÁBADO DE ATIVIDADES EM PIABETÁ

Um dia de atividades para o combate à violência contra a mulher e para ações de empoderamento que foram da retirada da segunda via de documentos ao embelezamento feminino. Assim foi o Magé para Elas, no Centro de Piabetá, que contou com o prefeito Renato Cozzolino e outras autoridades (FOTO: Eduardo Campos)

Um look perfeito para arrasar na festa à noite. A cuidadora de idosos Viviane Cristina, 28, sentiu-se exatamente assim depois de passar pelo Salão de Embelezamento montado em um dos setores do Magé para Elas. A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos parou o Centro de Piabetá, neste sábado (30/10), com atividades voltadas para as mulheres. “A gente se sente mais bonita e as pessoas passam a valorizar mais. É muito bom o que a Prefeitura está fazendo aqui hoje”, agradeceu Viviane. O prefeito de Magé, Renato Cozzolino, esteve no local durante a tarde, acompanhado da primeira-dama Lara Torres, e garantiu que o público feminino pode esperar muito mais de seu Governo. “As mulheres são prioridade”, disse.

Renato acrescentou que a principal intenção do Magé para Elas foi contribuir para dar um basta na violência doméstica: “Toda mulher merece respeito e cuidado. Além da questão da violência, aproveitamos também para oferecer serviços de retirada de segunda via de documentos e atendimentos voltados para a beleza feminina”. Um dos serviços mais procurados do dia foi o do Ônibus Lilás. Trazido pelo Governo do Estado, o veículo é um escritório ambulante de acolhimento às mulheres vítimas de violência, que, nos últimos quatro meses, realizou cerca de 5 mil atendimentos. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, participou do evento: “O governador (Cláudio Castro) liberou R$ 5 milhões para a rede de acolhimento social em todo o estado”.

Em Magé, o sábado de compromissos com a mulherada teve início com uma aula de zumba, oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade. Antes da abertura da tenda, uma fila grande esperava do lado de fora. Assim que as atividades começaram, Viviane foi a primeira a sentar na cadeira dos cabeleireiros. Ela aproveitou para cortar as madeixas e fazer a sobrancelha. “Tô me sentindo empoderada”, afirmou. Secretária Municipal de Assistência Social de Magé, Flávia Gomes confidenciou que era dessa forma que ela queria que todas as mulheres saíssem do evento: “Espero que toda mulher que vier aqui se sinta mais forte e que conheça os seus direitos para denunciar o que for preciso”.

O Magé para Elas contou ainda com a participação do Sine Piabetá; da Secretaria Municipal de Saúde, com serviços de informação sobre hipertensão e diabetes e pesagem do Bolsa Família, dentre outros; dos Creas; do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); do CadÚnico; do Cras Vila Inhomirim I; e do Espaço da Beleza. Estiveram no evento os secretários municipais de Esporte, Geilton Câmara; de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço; de Segurança Pública, André Lopes; e de Proteção e Defesa Civil, José Amaral Filho.