MAGÉ REALIZA AÇÃO PELO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O azul tomou conta da Praça Dr. Nilo Peçanha, no Centro de Magé. Neste sábado (2), a Prefeitura realizou uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista, depoimentos e oficinas para as crianças.

“Quero parabenizar a Secretaria de Saúde pela iniciativa e todas as secretarias envolvidas hoje no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A gente fez esse evento para a conscientização de todo mundo, afinal só no nosso município existem mais de oito mil autistas. Esse é o nosso governo tendo um olhar especial por essas crianças”, explicou a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

Durante o evento, a vice-prefeita anunciou que em breve será inaugurado um novo equipamento que terá serviço especial para atender autistas mageenses, o Centro Especializado em Reabilitação (CER-II). A coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Michelle Medeiros, explicou sobre o novo equipamento.

“Como todo esse olhar especial para pessoas com deficiências, em breve vamos inaugurar o CER-II, que vai tratar de deficiências físicas e intelectuais. E o grande diferencial é que terá o Setor Azul, um espaço voltado para o atendimento ao portador de autismo não só da rede municipal, mas para quem precisar. Nesse espaço também terá acompanhamento para os pais, porque precisamos cuidar daqueles que cuidam”, disse.

A Hayane Rocha é presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB Magé/Guapimirim e tem um filho autista. Ela participou da mesa de abertura e falou sobre a importância do apoio do poder público municipal.

“Eu diagnostiquei meu filho há 4 meses, ainda estou em uma fase de conhecimento. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é muito importante para a gente dar voz aos nossos filhos e mostrar para a sociedade que o autismo está aí e devemos conscientizar a população. Eu fico muito grata de participar desse movimento hoje, porque é difícil o poder público participar ativamente e a Prefeitura de Magé tem apoiado os movimentos e participado ativamente. É muito importante”, agradeceu Hayane.

Além da vice-prefeita, também estiveram presentes na ação o secretário de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço; o subsecretário de Turismo, Luiz Otávio Rosário; e os vereadores Leandro Rodrigues e Vinícius Nina.