A Secretaria de Saúde de Magé realizou nesta segunda-feira (26) a audiência pública de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara Municipal de Vereadores. De janeiro a dezembro do ano passado, a prefeitura aplicou 23,99% de recursos próprios na área da Saúde, superando o mínimo de 15% exigido por lei.
Entre os meses de setembro e dezembro de 2023, o município realizou mais de 118 mil cadastros vinculados e individuais na Atenção Primária à Saúde e mais de 145 mil atendimentos de emergência nas unidades 24 horas. Foram mais de 22 mil atendimentos em quatro Centros de Fisioterapia da cidade e cinco mil em três Centros de Especialidades Odontológicas.
As farmácias de Atenção Básica (Magé, Piabetá, Mauá e Suruí) dispensaram mais de 4,8 milhões de medicamentos durante esse período. Na Saúde Mental, foram 1,4 milhão de medicamentos dispensados e, na Rede de Urgência e Emergência, mais de 1,2 milhão.
O Centro de Imagem de Piabetá realizou mais de 20 mil exames nesses quatro meses, com destaque para 6.816 raios-X, 5.532 tomografias e 2.882 ultrassonografias. O Programa de Imunização aplicou mais de 46 mil doses de vacinas.
A audiência foi transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Magé e presidida pela secretária de Saúde, Larissa Storte, com a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Formiga; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Nina; e da coordenadora do Planejamento em Saúde, Eliane Oliveira.