ÔNIBUS ROSA REALIZA 360 MAMOGRAFIAS EM MAGÉ

Iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde

O Ônibus Rosa, um centro de imagens móvel da Secretaria Estadual de Saúde para realização de exames voltados ao público feminino, encerrou sua passagem por Magé neste sábado (08-10), “estacionado” na Praça Nilo Peçanha, em frente ao prédio da Prefeitura, no Centro de Magé. A iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou um total de 360 mamografias, 60 a cada um dos seis dias que esteve na cidade (três dias na Praça 7 de Setembro, em Piabetá, e três na Praça Nilo Peçanha). A semana de mamografias fez parte das atividades do mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o chamado Outubro Rosa.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Larissa Sorte, as mageenses que não fizeram o exame neste mutirão da mamografia, não precisam se preocupar. Magé oferece o serviço na rede pública do município.

“Encerramos neste sábado o serviço do Mamógrafo Itinerante, que ficou durante seis dias no município ajudando a complementar a nossa demanda de exames. Mas vale lembrar que as mulheres que não conseguiram vir aqui fazer a sua mamografia, contam com este serviço na nossa rede no Centro de Imagem, em Piabetá. Prevenção é muito importante. As mulheres não devem deixar para depois. É preciso procurar as unidades de saúde da família para marcar os exames e lutar contra o câncer de mama”, disse a secretária.

Uma das atendidas no Ônibus Rosa, a microempreendedora Lídia Vieira, de 51 anos, ressaltou também a importância da prevenção mesmo não tendo casos da doença na família.

“Não podia perder esta oportunidade de fazer a mamografia porque apesar de não ter histórico familiar, tenho uma amiga muito próxima que teve a doença e ainda está em tratamento”, contou Lídia.

Além do Ônibus Rosa, os moradores de Magé que passaram pela Praça da Prefeitura também tiveram acesso a testes de ISTs e programas de saúde, além de serviços gratuitos de embelezamento, como manicure e trancismo. Os resultados dos exames do Ônibus Rosa serão entregues no Serviço Social na sede da Secretaria de Saúde de Magé.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e, de acordo com uma pesquisa do Instituto Avon em parceria com o Observatório de Oncologia, mostrou que somente 17% das mulheres do público-alvo para a mamografia (entre 50 a 69 anos) fizeram o exame no país, em 2021.

Fotos – Phelipe Santos