PREFEITURA DE MAGÉ INAUGURA NOVO CENTRO DE IMAGEM PARA A POPULAÇÃO EM PIABETÁ

De acordo com o secretário de Saúde, unidade tem capacidade para realizar 300 exames por dia

A população de Magé terá acesso a 11 tipos de exame no novo Centro de Imagem inaugurado neste sábado, Dia do Trabalhador (FOTO: Gilson Jr.)

Um Dia do Trabalhador para entrar para a história de Magé. A Prefeitura inaugurou, neste sábado (01/05), o novo Centro de Imagem do município, localizado na Avenida Santos Dumont, em Piabetá. A partir da próxima segunda-feira (03/05), os mageenses terão acesso aos 11 tipos diferentes de exames, incluindo a tomografia computadorizada, cujo aparelho vai funcionar 24 horas por dia. “Essa inauguração não é só mérito do prefeito, mas é de todos os nossos funcionários que, com boa vontade, fizeram tudo dar certo. Pode até dar a ideia de que temos um orçamento maior para a cidade, mas não temos. Nossa diferença é o trabalho. É o dia a dia de querer e de lutar para que a cidade se recupere”, discursou o prefeito Renato Cozzolino.

Secretário Municipal de Saúde, o médico José Carlos de Oliveira informou que o novo Centro de Imagem terá capacidade para realizar até 300 exames por dia. Ele reforçou que muitos problemas de saúde não eram diagnosticados no município porque não havia equipamentos para esta finalidade. “Olha o problema que eu tinha na mão: o paciente com Covid aqui e o diagnóstico tinha que ser uma tomografia. Sabe o que tinha que fazer? Botar na Regulação e o paciente ia para o Rio de Janeiro, para Caxias ou para outro município. Tinha que botar uma ambulância avançada, médicos. Era uma trabalheira que não vai mais acontecer”, explicou o doutor Zé Carlos. Ele adiantou que as intervenções não param e que, na próxima semana, começam as obras no Hospital de Magé.

Diversas autoridades da cidade compareceram à inauguração do Centro de Imagem. A vice-prefeita Jamille Cozzolino chamou atenção para o moderno aparelho digital de mamografia que equipa o prédio. “Para nós, mulheres, é uma conquista muito importante termos, na cidade, as condições de realizar os exames de mamografia em um equipamento tão moderno”, declarou. Já o secretário Municipal de Governo, Vinícius Cozzolino, frisou que o novo Centro de Imagem vai acabar com a fila de exames no município. “Essa é uma hora que devemos deixar as divergências partidárias de lado e caminhar juntos para melhorar a saúde da população”, garantiu.

Mesmo com o funcionamento para a população marcado para começar na segunda, alguns exames de densitometria óssea já estavam sendo realizados neste sábado. Em um deles, a aposentada Maria de Fátima Alves, 66 anos, realizava procedimentos de rotina para saber como estava sua saúde e para se prevenir de problemas futuros, como osteoporose, artrose e trombose. “Há muito tempo, eu não frequentava esse lugar. Passei, vi que tava tudo novinho e decidi marcar o exame para ver como estão os meus ossos”, contou. Além da tomografia, da mamografia e da densitometria, também serão realizados, no Centro de Imagem, o ecocardiograma, a radiografia, a colonoscopia, a endoscopia, a ultrassonografia, o eletrocardiograma e a dopplerfluxometria.

Também participaram da inauguração os vereadores Leandro Rodrigues, Leo Freitas, Portugal, Silmar Braga, Werner Saraiva, Pará, Arthurzinho, Fernando do Salão, Igor Fabiano, Joelson do Saco e Junimar.