VACINAÇÃO DE REFORÇO EM IDOSOS CONTRA A COVID JÁ ACONTECE EM MAGÉ

Calendário atual inclui também outros grupos, como adolescentes com comorbidades

Atenção para o calendário atual da vacinação contra a Covid-19 em Magé, que inclui a terceira dose para os idosos. O reforço na imunização para a população de 90 anos ou mais começou na quarta-feira (08-09) e segue até o fim desta semana. A partir da próxima segunda (13), a faixa etária será a partir dos 80 anos. Já a primeira dose abrange, no momento, pessoas com 18 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), lactantes com bebês até 12 meses (com documento do bebê e laudo médico) e adolescentes com comorbidades.

Podem se vacinar adolescentes a partir dos 12 anos de idade com o vírus do HIV, Síndrome de Down, em tratamento de câncer, transplantados, gestantes e puérperas. No caso de 15 anos ou mais, devem procurar os postos quem têm anemia falciforme, diabetes tipo 01 (em uso de insulina), paciente renal crônico, hipertensos (grau 3), cardiopatas, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), obesidade mórbida, lesão de órgãos e deficiência permanente.

Segunda dose – A aplicação da segunda dose segue também para quem estiver no período indicado no comprovante de vacinação, incluindo AstraZeneca (quem tomou a 1ª dose há oito semanas ou mais). Mas atenção: a segunda dose da Coronavac somente é aplicada no Centro de Imunização, das 8h às 16h.

Intercambialidade – No caso de tomar a segunda dose de outra vacina, a chamada intercambialidade autorizada pelo Ministério da Saúde, o público-alvo é o seguinte: gestantes, puérperas e pessoas com trombocitopenia com 18 anos ou mais que tomaram a 1ª dose de AstraZeneca e aceitam tomar a 2ª dose de outro laboratório.

Locais e horários de atendimento – A dose de reforço dos idosos de 90 anos ou mais, a primeira e a segunda doses (em todos os casos) podem ser tomadas no Centro de Imunização, das 8h às 17h; nas USFs-polos de vacinação (das 9h às 14h) e na Super Tenda 24h.

Endereços – Segue a relação de todas as 15 unidades que estão aplicando a vacina contra a Covid-19 em Magé, com endereços, dias e horários de atendimento.

Super Tenda 24h (Praça 7 de Setembro, Piabetá); todos os dias

Centro de Imunização (Rua Getúlio Pereira, s/nº – atrás do Hospital de Magé); de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

USF Barbuda (Rua Dona Joaninha, s/nº)

USF Andorinhas (Rua Waldemar Colombo Garcia)

USF Jardim Esmeralda (Rua do Sapotizeiro, s/nº)

USF Cachoeirinha (Estrada Municipal Antônio Além Bergara, 3.150)

USF Partido (Rua José Zarzur, 142 – Lote 13/21 Quadra 20 – Suruí)

USF Praia do Anil (Rua Roberto Silveira, s/nº)

USF Ypiranga (Estrada Real de Mauá, s/nº)

USF Buraco da Onça ( Avenida Roberto Silveira, 560)

USF Guarani I (Rua Janete, 08 – Piabetá)

USF Maurimárcia –(Rua do Canal, s/nº)

USF Pau Grande (Rua Antonio Ribeiro Seabra, s/nº)

USF Jardim Nazareno (Alameda Luizinha, 178)

USF Serrana I (Rua do Sapateiro, s/nº)

O atendimento em todas as USFs é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Números – Magé  já vacinou 56.524 pessoas com as duas doses, 30,87% da meta de imunizar um total de 183.095 pessoas na cidade. Com a primeira dose ou dose única, foram vacinadas 152.876 pessoas, ou seja, 83,5% da meta. A cidade aplicou, até agora, 204.362 doses de vacina contra a Covid-19.

Fotos: Lucas Santos