ÁREAS DE LAZER E DE VISITAÇÃO RECEBEM TRATAMENTO ESPECIAL EM SANTO ALEIXO

Moradores reclamavam da falta de espaço para as crianças brincarem e para os idosos se exercitarem no distrito

Segurança, bem-estar e diversão. Esse é o tripé do compromisso da Prefeitura de Magé com os moradores quando o assunto são as áreas de lazer. No distrito de Santo Aleixo, a Coordenadoria Regional da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) está cuidando de praças e pontos de visitação temática, como a Gruta da Santa, no Poço Escuro. “Estamos fazendo intervenções nas nossas praças, limpando, reestruturando e reforçando a segurança onde é preciso. Em breve, teremos novas áreas também em bairros em que os pais não têm um local decente para brincar com seus filhos”, declarou o secretário Samyr Amorim.

Duas praças estão passando por revitalização: a da Vila Operária e a Luiz Marrom, em Andorinhas. Na primeira, os funcionários da SMI fazem a conclusão dos pisos intertravados de concreto e das rampas de acessibilidade, a readequação da academia para idosos, o asfaltamento da pista de caminhada, o acabamento dos canteiros e a melhoria da iluminação. Na segunda, a coordenadoria finaliza um calçadão de 230 metros de acesso. Além da calçada de pedestres, uma área de encosta está sendo cimentada e um quebra-mola será instalado no entorno da Praça Luiz Marrom.

Morador de Santo Aleixo, César Manhães, 63 anos, disse que, agora, dá vontade de passar mais horas na Praça da Vila Operária. “Antes, era muito lixo e a gente não se sentia à vontade para trazer os netos. Tinham galhos caídos e um muro de contenção também estava caído. Era perigoso vir aqui”, comentou. A mesma opinião de Danilo Florentino, 69, nascido no bairro. “Foi uma mudança total, que vai ficar na história. Eu venho, agora, para utilizar os equipamentos de ginástica para a terceira idade”, garantiu ele, que costumava correr maratonas quando morou, por um tempo, na cidade do Rio.

Gruta da Santa

Ponto turístico de Santo Aleixo, a Gruta da Santa, no Poço Escuro, teve o entorno restaurado pela Coordenadoria Regional da SMI. A Prefeitura fez a revitalização da calçada, a roçada do jardim, a pintura, a limpeza da grade e a revisão da iluminação local, com a troca de três refletores. Tradicional área de visitação temática, a gruta é parada obrigatória para os devotos de Nossa Senhora de Lourdes, cujo dia será celebrado na quinta-feira (11/02).

O acesso para o distrito também vem recebendo cuidados especiais. Nesta terça-feira (09/02), 17 toneladas de asfalto foram despejadas na Estrada Adam Blumer durante a operação Tapa-Buraco.