O Castramóvel RJPet estacionou na Praça 7 de Setembro, em Piabetá. Este programa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que oferece castrações gratuitas a animais, está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Magé por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais. O serviço estará disponível até o dia 7 de julho, das 8h às 14h.
Fernanda Leal, veterinária, enfatizou a importância da castração para a saúde dos animais de estimação. “Este procedimento também reduz os riscos de esses animais desenvolverem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), podemos evitar a infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama e o estresse durante o cio. Já nos machos, as chances de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território diminuem”, explicou.
O secretário de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, Arthur Cozzolino, destacou que a parceria está trazendo benefícios significativos para a qualidade de vida dos animais da cidade.
“Esta iniciativa é extremamente importante porque precisamos conscientizar as pessoas e combater as doenças que afetam os animais. Desta maneira, lutamos contra o abandono animal”, disse.
Julia Monsores, professora e dona dos pets Duque, Milho e Afonso, afirmou que a castração pode salvar vidas. “Trouxe três animais, Duque, Milho e Afonso. A castração traz vários benefícios, principalmente na prevenção de muitas doenças. Tenho também um cachorro que é um pouco agressivo, e acredito que a castração irá ajudar a diminuir essa atitude. Não queremos que nada de mal aconteça com eles”, compartilhou.
Os interessados devem agendar o serviço previamente através do site: rjpet.com.br.