CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE MAGÉ COMEÇA NOVO MANDATO

Conselheiros, que representam o governo e a sociedade civil, tomaram posse nesta terça-feira

Os novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef) de Magé tomaram posse, nesta terça-feira (16/03), em reunião na Casa dos Conselhos, no Centro da cidade. Ao todo, são 24 conselheiros, sendo 12 suplentes, que têm a função de formular, supervisionar e avaliar as políticas públicas para pessoas com deficiência. Secretária interina de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes, que participou da cerimônia, falou do resultado do trabalho do Comdef. “Através do que é deliberado nas reuniões do conselho, a Secretaria leva ao conhecimento dos demais órgãos dos poderes Executivo e Legislativo para discutir o que pode ser feito”, declarou.

Flávia confidenciou que a luta pelos direitos da pessoa com deficiência é um assunto que ela conhece bem. “No fim de sua vida, meu pai se tornou uma pessoa com deficiência e tivemos que cuidar dele. Aí, pude perceber como o mundo não está preparado para receber as pessoas com deficiência”, emocionou-se ao relatar. Com outra perspectiva de políticas públicas na área, o secretário de Habitação e Urbanismo, Marcus Vinícius Pencai, falou de acessibilidade. “A minha pasta tem a obrigação de pensar na cidade democrática, na cidade acessível tanto para as pessoas com deficiência como para as outras. Todos têm o direito de ir e vir”, disse.

Presidente do Comdef por dois mandatos e integrante do novo conselho, Erlon Lopes comemorou sua volta. “O que falta para que as coisas aconteçam é interação. É preciso que o governo e a sociedade civil interajam para que tudo aconteça. Nada se constrói sozinho. Eu acredito na mudança”, comentou, referindo-se ao mandato recém-iniciado. O conselho foi regulamentado pela Lei municipal 2.212/10. Por ser paritário, ele é composto por representantes de instituições da sociedade civil – Amadef, Apae e Associação Pestalozzi – e do governo – secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde, de Transporte, de Educação e Cultura e de Habitação e Urbanismo.

Como representantes da sociedade civil, tomaram posse, durante a cerimônia, os conselheiros Adelson Veridiano, Daniel Severino (suplente), Paulo Dimas, Edlane Nascimento e Erlon Lopes. Também tomaram posse presencialmente os seguintes conselheiros indicados pelo governo: Lanúcio César, Vanessa Furtado (suplente), Juliana Fontoura (suplente), Andressa de Souza, Davi Martins (suplente), Fernanda da Silva Lima e Everaldo Oliveira Jr. Os demais conselheiros tomarão posse na próxima reunião, em data a ser definida, onde também serão eleitos o presidente e o vice-presidente do biênio 2021/2023.