FARMÁCIAS ATENDEM POPULAÇÃO COM DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE REMÉDIOS

Os mageenses podem contar com medicamentos gratuitos através do SUS. Quando o médico prescreve o remédio ao paciente, a rede de saúde atende nas farmácias polo de Magé e Piabetá, e as farmácias básicas de Suruí e Mauá, através da dispensação direta ou de programas especiais como o componente especializado.

“Contamos em nossa rede com a REMUME, que é Relação Municipal de Medicamentos, um instrumento orientador das ações de assistência farmacêutica e da terapêutica, indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do SUS. E também temos o componente especializado, disponibilizado através do Estado. Para atender nessas unidades e na nossa rede, a população conta com um time de farmacêuticos como fonte de aconselhamento e garante que seja fornecido ao paciente o medicamento certo. O farmacêutico promove saúde”, reforça a secretária de Saúde, Larissa Storte.

Coordenadora de Farmácia, Melina Feques, esclarece que a Remume “conta com uma lista de 203 medicamentos distribuídos em 30 tipos para atender a população. Além de outros que são os medicamentos que atendem aos pacientes diretamente nas unidades hospitalares, quando buscam o médico. Já o componente especializado com medicamentos para vários casos como psoríase, transplantados, artrite reumatóide, entre outros casos, em que o paciente precisa requisitar diretamente na farmácia polo”.

Conheça o Remume – Relação de Municipal de Medicamentos, disponibilizados na rede de farmácias da saúde de Magé

Confira a lista de medicamentos disponibilizados pelo Estado no Componente Especializado

Mais um serviço que a Prefeitura de Magé disponibiliza, através da Secretaria de Saúde, é o Remédio em Casa, que entrega os remédios diretamente na casa do cidadão e deve ser solicitado diretamente na Unidade de Saúde da Família de referência do cidadão, mas é voltado aos pacientes dos programas de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e o Programa de Saúde da Mulher com entrega dos anticoncepcionais.

Farmacêuticos têm papel fundamental na prestação do serviço à população

Os profissionais da Farmácia estão presentes em diversas áreas da saúde: desde a área hospitalar, na atenção básica, na saúde mental, na unidade prisional, na atenção primária, vigilância sanitária, nos Programas do SIMM (Serviço de Infectologia Municipal de Magé): como a hanseníase, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, e o Remédio em Casa.

Melina, que é profissional da área, destaca que este profissional de saúde é capacitado a orientar os pacientes, e tem papel fundamental no intuito de educar e instruir sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento. “O farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento, não apenas para pacientes, mas também para outros profissionais de saúde. Ele garante que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo na dose e formulação mais adequadas. Também é o instrumento mais importante para a qualidade da terapia farmacológica”.

Os polos de Magé e Piabetá também atendem via whatsapp, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A Farmácia Polo Magé está na entrada da Secretaria Municipal de Saúde – Rua Papa Pio XII, 35 – Magé
Whatsapp  (21)99876-1207

A Farmácia Popular Piabetá funciona na Rua Mário de Brito, 119 – na rua do TRE, próximo da Rodoviária
Whatsapp  (21)97749-1242

Já as farmácias básicas de Suruí e Mauá funcionam nas unidades de emergência dos respectivos distritos, 24h.