GABINETE DE CRISE SE PREPARA PARA PREVISÃO DE CHUVA FORTE NESTE FINAL DE SEMANA

Volume de chuva acumulado já atingiu 80mm e pode aumentar. Há risco de cheia de rios, alagamentos e deslizamentos

Nesta sexta (19), a vice-prefeita Jamille Cozzolino convocou o gabinete de crise para um encontro emergencial, em função do aviso meteorológico emitido pelo Cemaden.

“Estamos atentos à situação. Os fenômenos naturais não podem ser evitados e nossa gestão já tem atuado com obras estratégicas, além do programa Limpa Rio para o combate aos alagamentos. Nesta semana tivemos também situações no sexto distrito que a infraestrutura agiu na desobstrução e agora nosso gabinete de crise está atuando na parte de orientação da população através dos nossos canais oficiais, no monitoramento e especialmente no reforço dos plantões para suporte, acolhimento e assistência da população no caso de desastres naturais”, resumiu Jamille sobre o direcionamento do encontro.

José Amaral, secretário de Proteção e Defesa Civil, apresentou o panorama para o município, acompanhado do corpo técnico que atua na Central de Monitoramento de Magé. Ele destacou que “a chegada da frente fria, potencializada pelos efeitos da umidade vinda do Amazonas traz um grande volume de chuva que já está previsto em 80mm e pode ser ainda maior. Isso traz risco de cheia dos rios, alagamentos e deslizamentos. Nossa orientação é que a população fique atenta aos informes, quem mora em área de risco esteja ligado nas sirenes e procure os pontos de apoio para ficar seguro em caso de emergência”, alertou.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Mauro Cozzolino, e os secretários de Governo, Vinícius Bastos; de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes; de Saúde, Larissa Storte; de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço; de Serviços Públicos, Silvio Furtado; de Transportes, Junimar Borges; de Infraestrutura, Ricardo Guerra; de Segurança e Ordem Pública, André Lopes; de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais, Arthur Cozzolino, e de Meio Ambiente, Carlos Henrique Rios. Os subsecretários de Planejamento, Bruno Rocha; de Comunicação, Ana Carolina Almeida, e Alexsandro Rosa, representando a Secretaria de Educação.

Secretarias unem esforços

Magé tem um Plano de Contingência que é renovado todo ano, no mês de abril, que orienta os fluxos e iniciativas em casos de desastres naturais e as Secretarias Municipais estão envolvidas – cada uma com suas funções – para ações de resposta.

Os plantões estão organizados na Assistência Social, e as pastas da Infraestrutura e Serviços Públicos que atuam com os maquinários, receberão o reforço do Meio Ambiente e Ordem Pública na força-tarefa dos atendimentos emergenciais. A rede de saúde está preparada para o caso de atendimentos muito acima da demanda e a Educação também tem o plantão de suporte para o funcionamento dos pontos de apoio. Equipes estão formadas e de prontidão em todos os distritos e as demais pastas municipais também estão apostos para enviar reforços de recursos humanos em situações de calamidade.

Para facilitar o atendimento à população, a Secretaria de Governo providenciou para a Defesa Civil mais dois números com atendimento exclusivo via mensagem de Whatsapp (21)2317-0200 e (21)98644-5425, além do telefone (21)2317-0215 e e-mail defesacivil@mage.rj.gov.br

A população também pode se cadastrar para receber alertas no celular, enviando mensagem SMS para 40199 e quem mora em áreas de risco, precisam ficar atentos às mensagens emitidas via blocos de sirenes.

Em caso de emergência, procure um ponto de apoio:

1º distrito

E. M. Barão de Iriri