MAGÉ NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Palestras marcam o “Agosto Lilás” nos CRAS da cidade

O “Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha – que completa 15 anos neste mês, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. Pensando nisso, durante todo o mês, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé promove palestras e ações de conscientização nos oito CRAS – (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade para falar sobre o suporte que o município dá a essas mulheres.

“Durante todo o mês estamos fazendo palestras nos CRAS para conscientizar as mulheres assistidas pelo nossos equipamentos e no dia 27, vamos fazer a culminância das ações, onde reuniremos várias mulheres da sociedade, mulheres do governo, autoridades municipais, o Conselho dos Direitos da Mulher e uma representante do 34º BPM da Sala Patrulha da Penha. Vamos falar sobre os avanços e os retrocessos nos dias 15 da Lei da Maria da Penha e discutir políticas públicas na cidade”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.

Em Magé, a mulher tem diversos equipamentos que estão à disposição para receber denúncias e acompanhar as mulheres vítimas de violência.

“No combate a violência contra a mulher, nós temos o CREAS, a Coordenadoria da Mulher, o Conselho dos Direitos da Mulher e também a Patrulha Maria da Penha, no 34º BPM, que dá um suporte muito grande nesse sistema de garantias dos direitos da mulher em Magé. A própria mulher ou parente da vítima pode fazer a denúncia pelo telefone 180 ou comparecer a um desses equipamentos para receber atendimento presencial. A denúncia é anônima, não precisa se identificar e todo sistema de garantia de direitos é acionado nesse momento”, detalha Flávia.

Ainda esse ano, Magé vai ganhar um centro de atendimento às mulheres que são vítimas de violência.

“Hoje ainda não temos o centro especializado para mulheres em Magé, já estamos fazendo os trâmites legais para instalar esse equipamento que é de extrema importância para a mulher vítima de violência, porque ali você vai ter todo aparato com atendimento psicológico, social e jurídico. O equipamento ainda conta com o juizado do sistema de direitos, onde a mulher que precisa sair do município por conta de ameaça de morte, entra no sistema de garantia do estado que garante o sigilo do novo endereço. Hoje todo o nosso sistema faz esse atendimento no CREAS e no Conselho, mas futuramente teremos um centro que vai ser o órgão específico para isso”, finaliza a secretária.

Confira a programação do Agosto Lilás em Magé:

09/08 às 14h – Palestra sobre a Lei Maria da Penha com uma policial no CRAS Vila Inhomirim II
17/08 às 10h – Palestra no CRAS Magé I
18/08 às 9h – Palestra no CRAS Vila Inhomirim I
23/08 às 14h – Palestra no CRAS de Suruí
27/08 às 14h – Evento de conscientização e comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha no Casa dos Conselhos
30/08 às 11h – Palestra no CRAS Magé II