“OUVIU UM NÃO? RESPEITE A DECISÃO” : MAGÉ ADERE CAMPANHA CONTRA O ASSÉDIO À MULHER

Formas de assédio e o aplicativo Rede Mulher são destaques da iniciativa

A prefeitura de Magé aderiu à campanha “Ouviu Não? Respeite a decisão”, da Secretaria de Estado da Mulher. A ideia é reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher, casos de assédio e importunação. A equipe da Coordenadoria da Mulher de Magé, passou na manhã desta quinta-feira (1/02) por uma qualificação para a adesão da campanha através da Secretaria de Estado da Mulher.

O protocolo criado pelo Estado tem orientações com objetivo de garantir mais segurança às mulheres para que elas possam se divertir em blocos, bailes de Carnaval e shows sem serem importunadas ou agredidas. A ação inclui uma série de recomendações, como o uso de iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, a divulgação de canais de ajuda para mulheres em emergência, e dicas de como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. O protocolo também indica apresentar à vítima o App Rede Mulher, que possibilita registros online entre outros serviços.

“ Nosso objetivo é levar uma mensagem bem clara e objetiva às mulheres: não é não, e qualquer coisa depois disso é assédio. É preciso respeitar o corpo da mulher, que pode se vestir como ela quiser e estar onde ela quiser”, disse Verônica Maria, coordenadora da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Magé.

Aplicativo

O App Rede Mulher pode funcionar em modo camuflado, para evitar que o possível agressor veja e impeça um pedido de socorro. No aplicativo, a mulher pode acionar o botão de emergência diretamente com o 190, fazer um registro de ocorrência on-line, se informar como solicitar medida protetiva, consultar a lista de centros de atendimento à mulher e registrar até três pessoas que são alertadas em situação de emergência.

“É de extrema importante reforçarmos essa temática tão importante que conscientiza as pessoas e combate a violência contra a mulher. A proteção das mulheres também é prioridade em nosso governo e vamos aderir ao movimento em todo município”, finalizou Flávia Gomes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Magé.