PREFEITURA INICIA REESTRUTURAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE MAGÉ

Cerca de 7 mil atendimentos já foram feitos de janeiro a março

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Saúde, reestruturou os Centros de Especialidades de Magé, Piabetá e Mauá que estavam funcionando com poucos dentistas especialistas e equipamentos precisando de manutenção. A reformulação da Saúde Bucal na Atenção Básica foi iniciada e a UBS Nova Marília foi a primeira unidade a reabrir o consultório odontológico.

“Encontramos a Saúde Bucal em péssimo estado e estamos refazendo toda a odontologia da rede de saúde. A UBS de Nova Marília é a primeira unidade do Programa de Saúde da Família a reabrir o consultório. Começamos do zero, porque estava tudo desmontado e até perdemos o credenciamento com o Governo do Estado. Temos mais 10 USFs que ainda permaneceram com o cadastro, mas algumas cadeiras estão em péssimo estado de conservação, outras foram encontradas em banheiros e uma em uma área externa. Está dando bastante trabalho, mas estamos agilizando tudo para que em breve esteja funcionando. A reabertura será gradativa”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Camila Rodrigues.

Os três Centros de Especialidades Odontológicas também foram reestruturados e os atendimentos ambulatoriais e de emergência seguem normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Os CEOs também foram encontrados com muita coisa sucateada. No CEO de Piabetá, por exemplo, só tinham três consultórios funcionando, agora temos cinco, além de contratarmos mais especialistas, porque a maioria dos dentistas eram clínicos e não especialistas como o centro deveria ter. Em Mauá, só tinha uma cadeira funcionando e o aparelho de raio X estava ruim, a gente precisava encaminhar para outra unidade, dificultando a vida das pessoas. Agora as três cadeiras estão funcionando e o raio X também. Em Magé, a realidade não era diferente, só uma cadeira funcionava, agora são três, elas viviam com problema e fizemos todos os reparos e estão em pleno funcionamento”, detalhou Camila.

O atendimento na UBS Nova Marília é feito de segunda a quinta-feira e o agendamento para a consulta, às sextas, diretamente na unidade com comprovante de residência e o cartão SUS. Nos Centros de Especialidades Odontológicas o atendimento é marcado de segunda a sexta no horário de funcionamento das unidades, com os mesmos documentos.

Fotos: Lucas Santos