SECRETARIA DE SAÚDE DE MAGÉ REALIZA AÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLA ESTADUAL

11

Mais de 350 adolescentes do CIEP 127 Maurimárcia participaram do evento promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo Ampliado de Atenção à Saúde da Família (NASF), para debater temas como saúde sexual e reprodutiva, bem estar e alimentação saudável, saúde da população negra, violência, entre outros. As conversas foram conduzidas por profissionais correspondentes à área: nutricionistas, psicólogos, assistentes social, farmacêuticos, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e educadores físicos.

“A proposta do evento estava em buscar o jovem no ambiente deles. A adesão e participação foram incríveis, tanto nos painéis de arte, quanto nos serviços. Conseguimos algumas ações diretas como a atualização da caderneta de vacinação e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs),” disse Danielle Rogoginsky, coordenadora do NASF.

Os dados divulgados pelos órgãos de pesquisa revelam a urgência desses debates. Em 2021, a taxa de gestantes com menos de 17 anos no Brasil foi de 57%, um pouco menos que em países da África Subsaariana, onde passa dos 60%, segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). Já o Atlas de Violência revela que os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5% em uma década. A ONU divulgou em 2020, mais de 2,3 bilhões de pessoas (30% da população mundial) não tiveram acesso à alimentação saudável.

“Os temas debatidos foram de interesse do público jovem e adolescente. Falamos sobre prevenção de gestação indesejada e gravides precoce, conversamos sobre a saúde da população negra e a diminuição de preconceito, bullying e a importância do respeito. Cada aluno tem uma individualidade e precisamos aceitar isso. Além do discurso, é importante levar os serviços públicos para toda população mageense e é isto que a Secretaria de Saúde tem feito”, afirma Danielle

Além dos serviços citados, estiveram presentes o programa de prevenção à saúde bucal, programa de 10 Minutos Contra a Dengue, profissionais da brigada de incêndio e do Centro Nacional de Prevenção e combate aos incêndios florestais (PREVFOGO).