Cerca de 75 agentes de combate a endemias foram às ruas em Suruí, o 3º distrito de Magé, para conter o avanço da dengue no município. Além das visitas domiciliares, a prefeitura organizou cinco mobilizadores sociais, um carro fumacê e mais oito agentes que visitaram pontos estratégicos, como lixeiras e ferros-velhos.
“Começamos por Suruí, onde visitamos 100% dos imóveis e pontos estratégicos. Na segunda-feira (26), estaremos em Piabetá e Maurimárcia. Utilizaremos a ferramenta do carro fumacê, seguindo os critérios epidemiológicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Secretaria de Saúde de Magé. Estaremos atualizando os índices diariamente para definir as ações nos próximos bairros”, disse Marcos Vanini, coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social.
O uso do fumacê é uma estratégia emergencial e complementar às demais técnicas de combate ao mosquito. Segundo Marcos Vanini, o ideal é dedicar dez minutos por semana para inspecionar a casa e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
“Acompanhei com minha família a visita, e o serviço foi excelente. O pessoal tem realizado um trabalho intenso contra a dengue aqui em Suruí. Gostaria de pedir que todos abram suas casas e permitam a entrada dos agentes. Precisamos desse esforço conjunto!” orienta Douglas Marriel, morador de Suruí.
A principal forma de prevenção contra a dengue é a eliminação de criadouros do mosquito, adotando ações simples no dia a dia. A medida mais eficaz é evitar a água parada, seja em pneus, latas ou garrafas vazias. O cuidado com a sua residência, terreno ou lote faz toda a diferença no combate à doença.