INTERCAMBIALIDADE NA VACINAÇÃO DA COVID-19 COMEÇA NESTA SEGUNDA (23)

A partir da orientação técnica do Ministério da Saúde (NOTA TÉCNICA Nº 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS) a Secretaria Municipal de Saúde de Magé inicia a partir desta segunda-feira (23) o atendimento da vacinação com intercambialidade, ou seja aplicação da 2ª dose com vacina de outro laboratório, para os casos de gestantes, puérperas e pessoas com trombocitopenia com 18 anos ou mais que tomaram a 1ª dose de AstraZeneca.

Essa ação ocorre baseada na proibição da aplicação da AstraZeneca em pessoas nessas condições, assim como na necessidade de duas doses para realizar o esquema de imunização. De acordo com a análise técnica do Ministério da Saúde, “considerando que todas vacinas Covid-19 objetivam a indução de resposta imune contra o mesmo antígeno, a intercambialidade de vacinas está fundamentada nos princípios básicos da imunologia e já é descrita com outras vacinas. Com base neste conceito, alguns países adotaram a possibilidade de esquemas de intercambialidade de vacinas para situações específicas, como Alemanha, França, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega”.

Com isso, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Magé emitiu o ofício circular nº 154, orientando a vacinação das gestantes, puérperas (até 45 pós-parto) e de pessoas com trombocitopenia que tomaram a 1ª dose de AstraZeneca, deverão comparecer na Central de Imunização das 8h às 16h com a solicitação médica e deverão assinar um termo de responsabilidade pela ciência dos riscos.

A Coordenação Municipal de Imunização solicitou à rede de Atenção a busca ativa dessas gestantes, puérperas e pessoas com trombocitopenia que fizeram a D1 com a vacina Astrazeneca no município de Magé e necessitam fazer a D2 com as vacinas Pfizer/Wyeth ou Sinovac/Butantan, para que recebam a orientação sobre essa nota técnica. “Em caso de decisão positiva, as mesmas deverão comparecer com a solicitação médica, documento com foto e cartão de vacina com a primeira dose comprovada (lembrando, devemos respeitar o intervalo mínimo de 2 meses do Imunobiológico entre a primeira e a segunda dose). Caso a pessoa não queira a intercambialidade, não há indicação de iniciar novo esquema de imunização e para o caso das gestantes, elas podem aguardar 45 dias após o parto para tomar a segunda dose de AstraZeneca”, explica o coordenador do departamento, Henrique Moreira.

Serviço:
Intercambialidade na vacinação da Covid-19 em Magé
Público-alvo: gestantes, puérperas e pessoas com trombocitopenia com 18 anos ou mais que tomaram 1ª dose de AstraZeneca e aceitam tomar a 2ª dose de outro laboratório.
Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 16h no Centro de Imunização Municipal de Magé (Rua Getúlio Pereira, s/nº – atrás do Hospital Municipal de Magé).