PREFEITURA DE MAGÉ QUALIFICA 280 TÉCNICOS EM AGENTE COMUNITÁRIOS E DE ENDEMIAS

Os agentes foram elevados a nível técnico em curso oferecido Ministério da Saúde

Foto: Rômulo Barbosa

Magé investe na qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde. Na última sexta-feira (05) aconteceu na Câmara dos Vereadores o último encontro da formação do Programa Saúde com Agente. O curso tem o intuito de profissionalizar os agentes comunitários que são responsáveis por atender a população, identificando as necessidades de cada paciente através das visitas nas casas e encaminham às unidades de saúde. Além disso, os profissionais fazem trabalhos como verificar saturação de oxigênio, aferir a pressão arterial e as condições gerais dos pacientes.

Na ocasião, a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cassandra Soares, explicou um pouco sobre como foi a capacitação.
“A oportunidade do processo seletivo oferecido pelo Ministério de Saúde para agentes vinculados a uma USF, com 2 a 6 anos de experiência para serem qualificados e se tornarem técnicos. A modalidade foi realizada por meio de 15 preceptores com Ensino Superior que trabalhavam com os alunos nas atividades práticas em campo. As atividades eram realizadas no formato on-line e com um encontro presencial na primeira semana de cada mês”, detalhou Cassandra.

Monique Oliveira, que já é agente há 22 anos, falou da importância desse curso. “Mesmo quem já tem muito tempo nesse ramo precisa estar sempre aprendendo mais, coisas como abordagem correta e responsabilidade com cada paciente”.

“Esse curso foi de muita aprendizagem tanto para os alunos quanto para nós enfermeiros e médicos que tivemos que estudar para qualificá-los, para que eles pudessem ter condições de atender as pessoas em casa, de acordo com o que é exigido pelo Ministério da Saúde, focando em melhorias nas abordagens e na qualidade do atendimento ao paciente. Foram cerca de 280 agentes contemplados”, completou Cassandra.

Hoje o município soma aproximadamente 460 ACS – Agentes Comunitários de Saúde e 185 ACE – Agentes Comunitários de Endemias.