Com performances de capoeira, folia de reis e desfiles de blocos de rua, a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Magé iniciou a 4ª Conferência Municipal de Cultura na quinta-feira (14). O evento, que se estende até sábado (16), teve início na Praça Nilo Peçanha e se dirigiu ao CIEP 128, no 1° distrito, onde representantes culturais locais se reuniram para a primeira série de debates.
“O encontro serve a múltiplos propósitos. Estamos começando a discutir temas e ações para levar propostas regionais à conferência estadual. Além disso, aproveitamos para eleger os membros da sociedade civil que integrarão o Conselho de Cultura, que será reinstalado e estabelecerão diretrizes para o plano municipal de cultura”, explicou o secretário Bruno Lourenço.
Durante o evento, vários artistas locais apresentaram suas obras. O Museu Cultural do Rádio exibe equipamentos da década de 1920; o projeto Ilé d’Omi mostrou artesanato em forma de bonecos; e o Projeto Literatura Mageense apresentou livros raros e obras de autores locais.
“Estamos trabalhando na supervisão cultural em todos os 92 municípios do nosso estado. Antes, temos representações regionais; agora, em cada estado da federação, contamos com um escritório do Ministério da Cultura. O objetivo é estreitar laços com governos estaduais, prefeituras e agentes culturais”, afirmou Eduardo Nascimento, coordenador do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro.
Estavam presentes representantes do Poder Judiciário, incluindo o juiz Vitor Moreira Lima da 1ª Vara Cível de Magé; do Poder Legislativo Municipal, os vereadores Vinicius Nina e Professor Gerson; e o Subsecretário de Estado de Integração Cultural da Baixada Fluminense, Augusto Vargas.
c