NOVO ATO DE VANDALISMO EM MAGÉ: OBELISCO DO PELOURINHO É ALVO DE DESTRUIÇÃO

Mais uma vez um lamentável ato de vandalismo contra o patrimônio histórico de Magé. Desta vez, o alvo foi o obelisco que marca o antigo Pelourinho de Magé, um símbolo da história e memória da cidade. O monumento, que foi recuperado pela Prefeitura no ano passado em um esforço para valorizar o centro histórico, amanheceu danificado nesta quarta (8).

O obelisco, que se destaca por ser um dos marcos históricos mais antigos da cidade, foi revitalizado em 2024 como parte de um projeto de recuperação do patrimônio cultural promovido pela administração municipal. A restauração incluiu a limpeza, reparos estruturais e a requalificação da área ao redor, transformando o local em um ponto de visitação e aprendizado histórico. Contudo, assim como ocorreu com o busto de Maria Conga que fica no Píer de Piedade, a destruição recente gerou revolta entre os moradores e autoridades locais.

O vandalismo em monumentos históricos não apenas destrói bens materiais, mas também fere a identidade e o orgulho da população. O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, se manifestou sobre o caso: “Assim como fizemos com o busto de Maria Conga, nós não mediremos esforços para restaurar o obelisco e responsabilizar os autores desse crime. Preservar nossa história é uma prioridade, e esses ataques são uma afronta ao trabalho que estamos realizando para fortalecer a memória cultural de Magé “, afirma.

O caso foi registrado na delegacia no primeiro distrito de Magé. Mas na última semana, o secretário também registrou o ataque (que é o terceiro) ao busto em homenagem à guerreira quilombola, Maria Conga, na 65ª DP de Magé como Dano ao Patrimônio Público, conforme previsto no artigo 163 do Código Penal. Além disso, as medidas de segurança serão reforçadas na região, com a instalação de câmeras de monitoramento e o aumento da vigilância por parte da Guarda Municipal.