Cultura e educação caminham juntas no Rolê Cultural, projeto da Prefeitura de Magé realizado pela Secretaria de Educação. Só em 2025, mais de 20 mil estudantes da rede municipal já participaram da iniciativa, que transforma a rotina escolar em uma verdadeira jornada de conhecimento, arte e descobertas.
De fevereiro a setembro, foram promovidas mais de 200 edições, levando os alunos a diferentes experiências culturais e educativas.
“Esse projeto reafirma o compromisso da Prefeitura de Magé em garantir uma educação de qualidade, promovendo acesso à cultura e oferecendo vivências que ampliam os horizontes das nossas crianças e jovens”, destacou a secretária de Educação, Sandra Ramaldo.
Com o apoio de parceiros como o SESC, o CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro) e a SECEC RJ (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), os estudantes conheceram pontos turísticos e museus de referência no Rio de Janeiro, entre eles o Museu do Flamengo, Museu de Astronomia e Ciências Afin, Museu Carmen Miranda, Museu Eva Klabin, Museu da Imagem e do Som, Museu do Amanhã, Museu Naval e o Museu de Arte do Rio.
A programação também incluiu visitas ao Planetário da Gávea, ao Parque Chico Mendes, ao Parque de Proteção Ambiental Tabebuias, além de espetáculos circenses, apresentações teatrais, exposições e feiras culturais.
Na última quarta-feira (10), os alunos da Escola Municipal Mané Garrincha viveram uma experiência inesquecível ao visitar o Sesc Quitandinha, em Petrópolis. Entre a arquitetura histórica e imponente do espaço, as crianças ficaram encantadas com cada detalhe.
“Eu achei muito grande e muito bonito também. Gostei de ter assistido ao filme e de conhecer a piscina”, contou a aluna Alice de Oliveira, entusiasmada com o passeio.
A diretora da unidade, Lídia Ferreira, também se emocionou ao destacar a importância da iniciativa para a formação dos estudantes.
“Estou encantada, porque para mim é emocionante demais. É muito gratificante ver os pequenos vivenciando essa oportunidade de aprender fora da sala de aula. Estou feliz por presenciar a alegria deles”, afirmou.
Dentro do município, o projeto valoriza e fortalece iniciativas locais, como o Agricultor Mirim, desenvolvido no CEPAM, a Jornada Literária, as sessões da Sala de Cinema e as visitas aos principais pontos turísticos de Magé.
Fotos: Gilson da Costa Jr