No último domingo (11), como parte das celebrações dos 458 anos de Magé, a Prefeitura organizou a 1ª Cavalgada Municipal. O evento contou com a participação de mais de mil cavalos, e seus respectivos cavaleiros e amazonas, que percorreram o trajeto do Centro de Piabetá até a Arena Magé em Bongaba.
“Sempre que planejamos o aniversário de Magé, entendemos a necessidade de incluir um evento cultural. Para que seja autêntico, que represente nossa história, é necessário que a diversidade seja representada. A cultura da cavalgada é muito presente na cidade, e conseguimos estabelecer uma parceria para que esse evento fizesse parte do calendário de comemorações”, explicou o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.
O primeiro ato da cavalgada foi realizado na Avenida Santos Dumont, em Piabetá, com um desfile cívico apresentando todas as comitivas de Magé e de outras cidades, incluindo Guapimirim, representada pela prefeita Marina Rocha, e Duque de Caxias, representada pelo deputado federal Gutemberg Reis. A vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzolino, também esteve presente.
“Este é mais um evento que, a partir de agora, fará parte do nosso calendário de comemorações. Agradeço a todos que participaram, pessoas de Guapimirim, de Duque de Caxias, e a presença de mais de mil cavalos. Estamos muito felizes com mais essa novidade no aniversário de 458 anos da nossa cidade”, agradeceu a vice-prefeita.
Após o desfile, as comitivas cavalgaram até a Arena Magé para o encerramento da festividade. No local, os cavaleiros e amazonas aproveitaram para prestigiar o Magé BBQ Festival, um evento comemorativo ao 458º aniversário da cidade, que contou com muito churrasco, cervejas artesanais e música.
“Começamos com um único grupo há 30 anos e fomos crescendo, como uma expressão cultural. Temos a lendária figura de Dom Pedro que sempre passava por Magé a cavalo para pegar sua barca em Mauá. Assim, tivemos essa ideia de representar e prestar essa homenagem no aniversário da cidade. Somos mais de 60 comitivas em Magé e isso precisa ser divulgado”, disse Káthia Estrela, presidente da Associação de Comitivas de Magé.