CAPS AD DE PIABETÁ AGORA É CAPS III E PASSA A FUNCIONAR 24H

Unidade vai atender todos os tipos de transtornos mentais graves

A partir desta segunda-feira (8), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Piabetá, muda de categoria, passando a funcionar 24h – inclusive nos fins de semana e feriados. Com a mudança, a unidade agora é um Caps III, que vai ampliar o seu público, que antes era focado apenas em pacientes com transtornos mentais graves devido ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, e agora vai atender todo tipo de transtorno mental grave e adultos a partir dos 18 anos, causado ou não pelo uso de substâncias psicoativas. 

O Caps III conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social, educadora física, oficineiros, entre outros. De acordo com a Coordenação de Saúde Mental, a unidade está estruturada inclusive para acolher por mais tempo os pacientes em crise, segundo o projeto terapêutico individual. Mas destaca, que casos de surto psicótico e outras emergências os pacientes devem ser encaminhados ao Hospital Municipal de Magé para estabilização.

Devido a pandemia da Covid-19, os grupos terapêuticos continuam suspensos. Os atendimentos individuais estão ocorrendo com todas as medidas de segurança. Para ser atendido na Unidade, basta se dirigir à ela  munido de cópia do RG, Cartão SUS e comprovante de residência do paciente para  solicitar uma avaliação. O Caps III fica na Rua Amazonas, 591 – Piabetá.