FOI DADA A LARGADA PARA OS JOGOS ESTUDANTIS MAGEENSES

Cerimônia de abertura reuniu colégios públicos e particulares em Pau Grande

Começaram os Jogos Estudantis Mageenses 2021! Em cerimônia realizada na manhã deste domingo (24), no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande, foi dada a largada para o torneio esportivo que reúne pela primeira vez escolas públicas e privadas de Magé em uma disputa sadia com o objetivo de desenvolver a prática esportiva nos jovens mageenses.

“É um evento muito importante para a gente lembrar de tudo o que passamos durante a pandemia. Começamos o ano sem expectativa de retorno das aulas presenciais e com os poliesportivos todos fechados. Hoje podemos ver as escolas todas cheias e os poliesportivos com diversas atividades, então estar aqui dando a abertura aos Jogos Estudantis para mim é uma honra, uma vitória e uma conquista de todos os mageenses. Eu fico muito feliz em ver a alegria no olhar de todas essas crianças”, disse o prefeito Renato Cozzolino, que participou da mesa de abertura dos Jogos.

Além do prefeito, estiveram na cerimônia de abertura: Geilton Câmara, secretário de Esporte; Rita de Cássia Rodrigues, subsecretária de Educação; Bruno Lourenço, secretário de Comunicação; André Lopes, secretário de Segurança Pública; Lara Torres, primeira-dama; e Jane Cozzolino, professora convidada para participar da mesa de abertura e homenageada durante o evento.

“É uma oportunidade única para várias crianças, que muitas vezes não praticam nenhuma atividade e não têm o costume da prática esportiva. É muito bacana, porque esses estudantes deixam um legado na escola, representando a bandeira do seu colégio. E o nosso governo trabalha em prol da inclusão de todos, por isso decidimos convidar escolas municipais e também particulares. Para o próximo ano vamos implantar também os parajogos, para alunos com deficiência”, explicou o secretário de Esporte, Geilton Câmara.

A abertura dos Jogos teve início com a apresentação da Banda Marcial Municipal Barão de Mauá, sob o comando do maestro Higor Silva, que tocou durante a entrada das delegações que estiveram presente neste primeiro dia: E.M. Comendador Délio Pereira Sampaio, E.M. Denise Malinosky, E.M. Geralda Izaura Ferreira Telles, E.M. Bruno Rodrigues, C.E. Cozzolino de Piabetá, C.E. Cozzolino de Fragoso, Colégio Millennium, I.E. Gonçalves Rocha, C.E. Andrade Velasco, I.E. Gomes da Cruz e C.E. Chagas Fernandes.

Após a entrada das delegações, os alunos realizaram um Flash Mob sob a condução da professora Jéssica Nascimento, precedendo um dos momentos mais importantes dos Jogos Estudantis: o acendimento da pira. Para este momento, carregaram a tocha a paratleta de natação do Vasco da Gama, Pérola Maria, e o aluno incluso Lucas Vieira, da E.M. Gandur Assed. O encerramento da cerimônia contou com o juramento esportivo dos atletas, dando início aos Jogos com a disputa das eliminatórias da modalidade de futsal sub-11.

“É um orgulho para nós podermos estar iniciando esses Jogos após tantas dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional durante a pandemia. Sabemos o quanto é importante para nossos alunos, porque trazem uma mudança na vida deles, já que muitos alunos nem sabem o potencial esportivo que tem. Estamos muito felizes e esperamos que esses Jogos contribuam para toda nossa comunidade escolar”, finalizou Rita de Cássia Rodrigues, subsecretária de Educação e Cultura.