NOVEMBRO AZUL: AÇÃO DE SAÚDE MOVIMENTA PRAIA DO ANIL, EM MAUÁ

Homem que é homem não tem medo de cuidar de saúde! Levantando a bandeira do Novembro Azul, mês de conscientização contra o câncer de próstata, o time da Secretaria de Saúde esteve nesta quinta-feira (10) na Praia do Anil, em Mauá, levando diversos serviços gratuitos para os homens, inclusive, encaminhamento para o teste de PSA, que detecta a doença.

“Essas ações são de grande importância, porque trazem a conscientização da nossa população aos serviços de saúde. Neste mês, temos três grandes ações do Novembro Azul, como este de Mauá: o de Magé, na semana que vem e, no final do mês, em Piabetá. Sabemos que os homens não são muito fãs de se cuidar, por isso nosso time está nas ruas com diversos serviços para mostrar que eles precisam de cuidado”, explica a secretária de Saúde, Larissa Storte.

Antônio Ferreira, de 65 anos, mostrou que homem que é homem cuida da saúde. Ele aproveitou a ação da Secretaria Municipal de Saúde para fazer avaliação nutricional e testagem de Hepatites, aferir a pressão arterial e a glicose, e pegar encaminhamentos para consultas e exames.

“Fiquei sabendo dessa ação e corri para aproveitar. Não tem essa que homem não cuida da saúde! Vou passar nos estandes e aproveitar tudo que tem aqui. O homem precisa perder esse medo, essa vergonha e preconceito, porque quando a gente se cuida vive bem melhor”, garante o morador de Mauá.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

“Todas as Unidades de Saúde da Família fazem o encaminhamento para realização do PSA, que é o exame marcador do câncer de próstata. Nossa rede também tem urologista e a ultrassonografia de bolsa escrotal que também ajuda a confirmar ou descartar a doença. Os principais sintomas são dificuldade para urinar e dor na relação sexual, isso já é um alerta! Estamos prontos para atender a todos e por isso o homem precisa se cuidar, procurar o posto de saúde não só como prevenção do câncer de próstata, mas de outras doenças”, alerta a coordenadora do Programa de Saúde do Homem, Carolina Biancardini.

Na ação, os homens também puderam passar pelo estande da fisioterapia, saúde mental, odontologia, consulta com enfermagem e vacinação. A Praça da Prefeitura recebe o evento na próxima quinta-feira (17), das 9h às 14h e no dia 24 será a vez dos moradores de Piabetá aproveitarem os serviços na Praça 7 de Setembro.

Fotos: Gilson Jr