PREFEITURA AMPLIA OFERTA DE SERVIÇOS NA USF YPIRANGA

Unidade foi reinaugurada nesta sexta-feira (11)

Os moradores do Ypiranga, no quinto distrito, comemoraram mais uma unidade entregue pela Saúde de Magé. Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura reinaugurou a USF Ypiranga, que passou por obras de ampliação para oferecer mais serviços aos mais de 10,7 mil cadastrados na unidade. Essa é a décima USF entregue como parte da reestruturação da Atenção Básica e da Rede de Emergência da cidade.

“Entre inaugurações e reinaugurações, essa é a décima USF que estamos entregando à população. Os moradores do Ypiranga estão ganhando uma unidade nova e ampliada, e a reestruturação não para na Atenção Básica, aqui no quinto distrito o 24h de Mauá está sendo todo reformado para virar um hospital. São muitas novidades na Saúde como a USF Rua J, USF Jardim Esmeralda, UBS da Vila Serrana e UBS do Maurimárcia. Quem ganha é a população”, disse a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

A USF Ypiranga recebeu o nome de Dr. Maurício Tocci Loures, que trabalhou na unidade por muitos anos. O novo posto contará com quatro consultórios médicos, duas salas de enfermagem, sala de curativos, odontologia, fisioterapia e com um polo do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) voltado para o Transtorno de Espectro Austista.

“Estou muito feliz com a ampliação da USF Ypiranga, a unidade está linda com novos espaços para atendimento da população. Aqui funciona um dos núcleos de apoio mais importantes que nós temos, atendendo toda a população com autismo. São dois consultórios a mais para os médicos, teremos fonoaudiologia para as crianças, muitas coisas boas aqui”, completou a secretária de Saúde, Larissa Storte.

“A gente acolhe não só as famílias daqui de Mauá, mas de toda a cidade. Fazemos a avaliação multidisciplinar com psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, assistente social e neuropsicopedagogo para atender não só o autismo, mas também TDAH. Além disso, a gente sabe da carga muito grande da família que tem o autista, então damos esse suporte com grupo de informações e acolhimento”, explicou Paola Carvalho, psicóloga do NASF.

A nutricionista Lilian Nunes é moradora de Mauá, realizou todo o pré-natal na USF Ypiranga e comemorou a ampliação do posto de saúde. “A população de Mauá está aumentando muito, então é necessária essa ampliação. Tive um pré-natal aqui excelente, fui muito bem assistida, não tenho nada a reclamar. Já morei no Rio, me consultei nos postos lá e não tem comparação, fui muito bem assistida aqui e não tem igual”, agradeceu.

Além da vice-prefeita e da secretária de Saúde, participaram da solenidade de reinauguração o secretário de Comunicação e Eventos, Bruno Lourenço; e os vereadores Leandro Rodrigues e Valdeck Ferreira.