NOVOS INTEGRANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TOMAM POSSE

São 24 conselheiros que irão discutir desafios e prioridades do saber para o quadriênio 2022-2025

Vinte e quatro novos integrantes tomaram posse, na última sexta-feira (18/02), como membros do Conselho Municipal de Educação de Magé para o quadriênio 2022-2025. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), na 22a. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Magé/Guapimirim. Presente na cerimônia, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo, representou o prefeito Renato Cozzolino e disse que o CME exerce papel de mediador das demandas educacionais junto ao gestor municipal. “Quando bem conduzido, o conselho é um pilar primordial de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil na construção de decisões relacionadas à Educação no nosso município”, registrou.

A secretária parabenizou os novos conselheiros, 12 titulares e 12 suplentes: “Nosso olhar e desejo estão nos avanços e nas melhorias do ensino de Magé. Um excelente mandato a todos!” Estreante na função, a conselheira Ana Lisa Nishio, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), comentou que está empolgada com o trabalho que tem pela frente. “É uma dedicação voluntária que complementa o engajamento na Educação que me acompanha desde quando escolhi ser professora”, declarou. Ela listou alguns dos grandes desafios que acredita que o CME terá no próximo quadriênio. “Temos estruturas básicas para serem resolvidas, como a questão dos berçários nas creches. Precisamos também reforçar nossa luta para trazer uma escola técnica federal para Magé”, discorreu.

Representante do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) de Magé, a professora Rizê Silverio disse que a eleição da nova diretoria do CME deve acontecer na primeira reunião do grupo, marcada para o próximo dia 4 de março. “Esse é um governo que tem um olhar bem afetuoso para a Educação. Acreditamos que isso vai auxiliar significativamente o trabalho do CME, que, por si só, não é ligado a nenhum governo especificamente”, sublinhou. Os 24 novos conselheiros representam diversos setores da sociedade, tais como diretores de escolas públicas da rede municipal, professores de notório saber, supervisores educacionais, Sindicato dos Servidores Mageenses (Sisma) e pais/responsáveis de alunos da educação básica pública.

Na cerimônia, também estiveram presentes a subsecretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Rodrigues, que tomou posse como conselheira; o vice-presidente da 22a. Subseção da OAB-Magé/Guapimirim, Edison Freitas; e a secretária-geral da OAB-Magé/Guapimirim, Derly Velasco.

(Fotos: Gustavo Luzório)