PREFEITO DE MAGÉ RECEBE FIRJAN PARA QUALIFICAR A MÃO DE OBRA LOCAL

Novo encontro na próxima semana dará os primeiros passos concretos da parceria

O prefeito de Magé, Renato Cozzolino, e  o secretário municipal de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda, Fernando Assunpção Cozzolino, estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (03-02), na sede do Executivo municipal, com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para buscar uma parceria em qualificação da mão de obra local. Todos saíram bastante otimistas da reunião, e um novo encontro já foi marcado para a próxima semana para dar os primeiros  passos concretos da parceria.

Na próxima reunião de trabalho, na próxima quinta-feira (11), os representantes da Firjan vão apresentar a vários secretários municipais um levantamento de ocupações gerais nos níveis básicos de escolaridade e médio técnico nas áreas do comércio, indústria e serviços.  A partir deste grande raios-x das profissões, o município escolherá as que mais atendem à realidade do mercado de trabalho da cidade, montará um projeto para instalar polos com cursos de qualificação  e  também será responsável por buscar os recursos externos, principalmente  de emendas parlamentares e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A Firjan, através do Sesi e Senai, poderá oferecer os cursos na sua área de atuação.

“O município está de braços abertos para estreitar os laços com a Firjan e instalar o mais rápido possível os polos com cursos de qualificação profissional. Graças a um bom relacionamento com muitos deputados da bancada fluminense no Congresso Nacional, vamos buscar os recursos necessários para isso. Não é possível mais a Prefeitura ser a grande empregadora da cidade”, explicou o prefeito Renato Cozzolino.

O analista de negócios da Firjan, Anderson Cavalcanti, também colocou a entidade à disposição para cooperar com o município. “Agradeço o convite para uma parceria com o município. Acredito que a qualificação da mão de obra local vai impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade”, disse o executivo.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego, Indústria, Comércio e Geração de Renda, Fernando Assunpção Cozzolino, também destacou o esforço do novo governo para impulsionar a qualificação dos trabalhadores mageenses. “Precisamos reverter esta realidade de não ter mão de obra qualificada na nossa cidade. Uma grande empresa, por exemplo, está querendo voltar ao município mas sem os gastos de empregar trabalhadores de fora como era antes. E nós também não queremos isto”, revelou o secretário.

Fotos: Alvaro Carvalho