SURUIENSE QUEBRA JEJUM DE 22 ANOS E VENCE A LIGA DE FUTEBOL DE MAGÉ

Partida com o Vila terminou no 1 x 1 e decisão foi levada para a disputa de pênaltis

Uma final emocionante, de tirar o fôlego. Assim foi a partida histórica que levou o Suruiense Futebol Clube a vencer o campeonato da Liga Mageense de Desporto 22 anos depois de sua última vez como campeão. O jogo deste domingo (25/09) aconteceu no campo do Esporte Clube Pau Grande, no sexto distrito, e fez as torcidas fervorosas do Suruiense e do Vila entrarem com tudo na busca pelo título. A disputa contou com o auxílio da Prefeitura de Magé. “Tivemos um campeonato com 18 times e 11 rodadas bancado, praticamente, pela Prefeitura, desde a arbitragem aos uniformes, transporte e premiação”, avaliou o secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Geilton Câmara.

Na premiação, o Suruiense ganhou o troféu e um prêmio de R$ 10 mil. Já o vice-campeão Vila também levou para casa um troféu e o prêmio de R$ 5 mil. Antes do início da partida, o presidente da Liga Mageense de Desporto, Edson de Lima, o Edinho, despediu-se do cargo e agradeceu à Prefeitura pelo apoio dado em 2022. “Se não tivesse recebido a ajuda do Poder Público, esse campeonato não teria acontecido. É muito importante frisar o respeito que o prefeito Renato Cozzolino teve pelo futebol de Magé”, pontuou. Craque do Flamengo nas décadas de 70 e 80, o volante Andrade prestigiou a final: “Os campeonatos amadores são um celeiro de descoberta de grandes talentos”.

Um desses talentos é o goleiro do Suruiense Moisés de Sá Batista Neto, 23, que agarrou três pênaltis na disputa final e se tornou o herói da partida, aclamado pela barulhenta torcida Siri Manguaça. “Não é uma vitória só minha. É de toda a equipe que se preparou muito bem para chegar nesse jogo com muita garra e determinação”, declarou. No tempo regulamentar, Vila e Suruiense empataram em 1 x 1. O Vila saiu na frente com um gol do camisa 27, Renan, no primeiro tempo. No segundo tempo, veio o empate do time do quarto distrito. O camisa 18, Negueba, recém-chegado de uma temporada no Al-Nasr, de Dubai, empatou para o Suruiense.

O resultado passou a depender, então, da disputa de pênaltis. O Suruiense marcou três e Moisés defendeu três cobranças do Vila. Com esse título, o time do quarto distrito acumula quatro campeonatos em Magé: 1975, 1979, 2000 e 2022. O Suruiense ainda ganhou os troféus de Melhor Goleiro do campeonato, Moisés, e de Artilheiro, Vinícius.

(Fotos: Phelipe Santos)