TRÊS FOLIAS DE REIS DE MAGÉ SÃO CONTEMPLADAS EM EDITAL DE FOMENTO DO ESTADO

Secretaria Municipal de Educação e Cultura auxiliou os grupos culturais para concorrer ao apoio financeiro

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulgou que três grupos de Folias de Reis da cidade foram contemplados com recursos de edital de fomento do Governo do Estado. Segundo o Departamento de Cultura (Depac), cada grupo receberá um valor de R$ 15 mil a partir dos projetos apresentados e aprovados pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. O resultado do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (08-12).

“Nós tivemos dois momentos de auxílio aos grupos de Folia de Reis. O primeiro foi uma ação de formação, em uma escola municipal, com os cinco grupos mageenses que inscreveram projetos para destrinchar o edital. O segundo foi na inscrição propriamente dita, quando os grupos estiveram na Secretaria de Educação e Cultura para cadastrar os projetos no sistema do programa estadual”, explicou o diretor do Departamento de Cultura, Victor Hugo Machado.

Os contemplados no edital foram os seguintes grupos: Nova Aurora do Oriente, Jornada Milagres de Jesus e Os Três Reis do Oriente.

“A tradição das Folias de Reis em Magé vem de longa data e há muito tempo estava esquecida. É de fundamental importância que asseguremos a continuidade dessa tradição em nossa cidade. O trabalho realizado pela Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, vem resgatar essa manifestação cultural, fomentando e possibilitando que esses grupos culturais sejam fortalecidos e conhecidos. É com grande alegria que recebemos a notícia dessa contemplação. Temos muitos grupos tradicionais espalhados em nosso município. Esse resultado é um grande incentivo para todos nós”, disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Sandra Ramaldo.

Os grupos contemplados estão muito agradecidos com o resultado positivo no edital público.

“Quero agradecer muito à Secretaria e ao Departamento de Cultura pelo total apoio para fazermos as inscrições, o que foi fundamental para sermos contemplados. A importância de realizar a Folia de Reis na nossa cidade é muito grande, principalmente para as crianças conhecerem e se envolverem na nossa manifestação cultural”, revelou o presidente da Folia de Reis Nova Aurora do Oriente, Carlos da Silva Thomaz, mais conhecido como Mestre Juninho.