O orgulho de ser mageense presente! A Prefeitura de Magé através da Secretaria de Cultura promoveu no último domingo (28), o tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro. O desfile foi dividido em quatro momentos temáticos que encantaram o público presente: Belezas Naturais de Magé, Patrimônios Históricos e Culturais da cidade, Diversidade Cultural da cidade, personalidades Mageenses do 6º Distrito.

O evento reuniu 43 escolas da rede municipal de ensino, totalizando mais de três mil alunos desfilando. Além da participação de 12 bandas marciais municipais, com cerca de 350 integrantes, e duas bandas convidadas das escolas Veríssimo e Baltazar, que trouxeram mais 100 alunos para abrilhantar ainda mais o desfile.

A vice-prefeita Jamille Cozzolino, destacou os temas abordados no desfile.

“O desfile deste ano foi muito mais do que uma homenagem à Independência do Brasil. Ele foi uma verdadeira aula a céu aberto sobre a nossa cidade. As escolas trouxeram temas que nos enchem de orgulho, desde as belezas naturais de Magé, passando pelos nossos patrimônios históricos e culturais, até a valorização da diversidade e das personalidades que marcaram o 6º Distrito. É uma emoção indescritível ver isso sendo protagonizado pelos nossos alunos”, afirmou .

A abertura do evento fez referência à Independência do Brasil, com um pelotão especial da Educação Inclusiva, que ganhou destaque ao abordar temas importantes ligados à acessibilidade, respeito às diferenças e inclusão social, reforçando o compromisso do município com uma educação para todos.

Além dos pelotões do 34º BPM, Corpo de Bombeiros, Ambulâncias da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Guarda Ambiental, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Já a secretária de Educação, Sandra Ramaldo, enfatizou o trabalho das equipes pedagógicas e o envolvimento das escolas na construção do desfile.

“Esse evento é resultado de meses de planejamento e dedicação de nossos profissionais da educação. As escolas se empenharam para trazer à avenida projetos que refletem o que é trabalhado em sala de aula que é cidadania, cultura, meio ambiente e identidade. Foi um espetáculo feito com amor e muito compromisso com a educação pública de qualidade”, contou.

Fotos: Gilson da Costa Jr