10 MINUTOS SALVAM VIDAS: MAGÉ REALIZA DIA D DE COMBATE AO AEDES

Dez minutos salvam vidas! Esse é o lema da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cada um fazer sua parte na luta contra essas doenças.  Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de Magé através da Secretaria de Saúde realizaram a ação, no bairro Flexeiras em Magé.
Ação é devido ao alerta estadual de uma possível epidemia, pior que da última temporada, e chegada do período de chuvas. Durante a mobilização, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitaram as residências, informando sobre os riscos de proliferação do Aedes aegypti, além de conscientizar sobre o acúmulo de água. Os agentes também identificaram e eliminaram possíveis focos do mosquito.
“Hoje, estamos realizando a integração entre a Atenção Primária em Saúde e a Vigilância em Saúde, para que juntos consigamos combater o mosquito na cidade. Os agentes estão visitando as casas para conscientizar os moradores e eliminar os focos. Solicitamos aos moradores que dediquem 10 minutos da sua semana para inspecionar suas residências, locais de convívio como campos de futebol ou igrejas que frequentam. Juntos, podemos vencer essa batalha contra o mosquito”, contou o coordenador de Educação em Saúde e Mobilização Social, Marcos Vanini.
Contador, Sérgio Rosa, recebeu a visita das equipes e falou importância dos cuidados nos locais de foco do mosquito.
“Aqui em casa, nós já tivemos a doença. Então, achamos de grande importância a prevenção, porque ela sempre vem na frente. Ao prevenir, nós podemos evitar possíveis problemas”, afirmou.
Sintomas:
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana. A doença mais popular é a dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente começam de 4 a 10 dias após a picada de um mosquito infectado. Os sintomas mais comuns incluem:
Febre alta repentina
Fortes dores de cabeça
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Fadiga
Náusea
Vômitos
Manchas vermelhas na pele
Coceira leve na pele

 

 

 

 

Fotos: Gilson da Costa Junior