AGENTES DE SAÚDE DE MAGÉ VÃO À RUA PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE HIPERTENSÃO

 

Para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), os agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Magé foram às ruas com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos perigos e tratamentos da hipertensão. As enfermeiras e nutricionistas também estiveram presentes no evento medindo pressão arterial, verificando a glicemia capilar e fazendo encaminhamentos, quando necessário.

“Nós temos hoje no município mais de 50 unidades de saúde da Família (USF), esses polos trabalham com a prevenção e cuidado das doenças crônicas. Quem tem hipertensão ou fatores que possam acarretar esta doença, deve procurar uma unidade básica de saúde para um tratamento adequado”, disse a coordenadora do programa de combate a diabetes e hipertensão, Josiane Custodio.

Segundo a nutricionista Ana Beatriz, alimentos ultraprocessados e ricos em sódio devem ser evitados. Alguns hábitos também devem ser deixados de lado como o tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

“O acúmulo de gordura abdominal está diretamente ligado ao aumento da pressão arterial e glicemia capilar. É necessário evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (congelados, macarrão instantâneo, refeições prontas, embutidos etc.) e praticar exercícios. Com algumas dicas básicas é possível evitar o aumento da pressão”, disse Ana Beatriz.