Curso Mulheres Mil do IFF transforma vidas em Magé

Magé deu mais um importante passo na promoção da educação e da inclusão social. No último sábado (26), o município recebeu a aula inaugural do curso de Assistente Administrativo do Programa Mulheres Mil, uma iniciativa pioneira do Instituto Federal Fluminense (IFF) em parceria com a Prefeitura. O curso é totalmente gratuito, certificado pelo IFF, e vai formar 30 mulheres quilombolas e/ou beneficiárias do Bolsa Família, com Ensino Fundamental completo e inscrição no Cadastro Único.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora local, Maíra Denis Cardoso, da coordenadora geral, Thais Romano, e do reitor do IFF, Vitor Barbosa Saraiva. A realização do curso no município reafirma o compromisso da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Renato Cozzolino e pela vice-prefeita Jamille Cozzolino, com a promoção de políticas públicas de inclusão, qualificação profissional e transformação social.

O curso oferece uma formação ampla e integrada, abordando temas como cidadania, gênero e direitos da mulher, ética e relações humanas, inclusão digital, leitura e produção de texto, matemática básica aplicada ao cotidiano, fundamentos de administração, informática aplicada, identidade visual e marketing nas redes sociais, gestão de pessoas, atendimento ao público, rotinas administrativas, noções de contabilidade e finanças, legislação trabalhista, segurança alimentar e nutricional, além de introdução ao empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária. A proposta é não apenas qualificar tecnicamente, mas também fortalecer a autonomia e o protagonismo feminino.

As histórias de vida das participantes refletem o impacto transformador da iniciativa. Damaris Maciel Ferreira Lopes, de 31 anos, mãe de uma menina de 10 anos, expressou sua emoção ao iniciar o curso: “Eu terei a chance de realizar meu sonho. Sempre quis seguir uma carreira, e agora vou completar esse objetivo, podendo futuramente fazer uma faculdade.”
Já Francine Jandre, de 30 anos, que atua como apoio escolar na Creche Municipal Professora Ignez Maria Vivas, destacou que o curso representa mais do que um avanço profissional: “Tenho experiência como agente administrativo, mas participar deste curso foi sobre sentir-se uma mulher mais forte. Quanto mais estudamos, mais percebemos que sempre há algo novo para aprender.”

O Programa Mulheres Mil, implantado em Magé, não apenas capacita suas alunas para o mercado de trabalho, mas também promove a autoestima, o empoderamento e a transformação social. Com investimentos sólidos na educação e na formação cidadã, Magé reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais inclusivo, justo e promissor para todos.